Homenagem
Na tarde de sexta-feira, 20 de abril, em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco fez uma homenagem à UTFPR - Câmpus Pato Branco, por ocasião da comemoração dos seus 25 anos de atividades nesta cidade.
A mesa de autoridades da Sessão Solene foi presidida pelo vereador Joecir Bernardi e composta pelos convidados: Luiz Alberto Pilatti, reitor da UTFPR; Idemir Citadin, Diretor-Geral da UTFPR – Câmpus Pato Branco; Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco; Delvino Longhi, prefeito de Pato Branco (1993 – 1996); Alceni Ângelo Guerra, prefeito de Pato Branco (1997-2000) e ex-deputado federal; e os vereadores Carlnho Polazzo; Claudemir Zanco; Fabrício Preis de Mello; Gilson Feitosa; Marinês Gherardt; Rodrigo José Correia e Vilmar Maccari. Também foram convidados a acompanhar a solenidade junto à mesa de honra: Eden Januário Netto, reitor da UTFPR (2000 – 2008) e atual assessor pedagógico da reitoria da UTFPR; Robson Cantu, vice-prefeito; e Aires Forselini, diretor da FUNESP (1985 – 1989).
Tendo iniciado em abril de 1993 com a oferta de dois cursos técnicos pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), rapidamente a Instituição cresceu e abrigou seis cursos superiores em processo de incorporação da Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (FUNESP). Desde 2005 como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conta atualmente com um curso técnico-integrado, 13 cursos de graduação e oito programas de pós-graduação stricto sensu, além da oferta de vários cursos de especialização lato sensu e de atividades de extensão na forma de cursos, palestras e outros.
Toda essa trajetória foi destacada pelo Presidente da Câmara, vereador Joecir Bernardi, que foi aluno da Instituição. Em seu pronunciamento destacou as batalhas iniciais que culminaram com a implantação do ensino superior federal em Pato Branco. “Em nome do poder legislativo de Pato Branco, acho que é o mínimo que poderíamos fazer com essa Instituição. Não temos como calcular, o ganho para a sociedade do Sudoeste, que representa a UTFPR. Parabéns UTFPR!”, externou Joecir.
Na plateia da Câmara prestigiaram o evento os representantes do Conselho de Câmpus, autoridades locais, além de pessoas da sociedade civil que foram importantes para a vinda da Instituição para o Sudoeste do Paraná. Uma delas é o doutor Aires Forselini que, na condição de diretor da FUNESP (1984-1989), procurou o diretor-geral do CEFET-PR, Ataíde Moacyr Ferraza, indagando sobre esta possibilidade. “O Ataíde disse que era impossível, porque não havia mais dinheiro. Eu pedi apoio para elaborar o projeto, dinheiro a gente arrumava depois. Foi então que o prefeito Astério Rigon comprou a área contígua à FUNESP e a reservou para as futuras instalações do CEFET-PR. Com habilidade política o deputado federal Alceni Guerra convenceu o presidente Sarney e logo os recursos foram liberados”, relembra Aires.
O ex-deputado Federal Alceni Guerra se fez presente na mesa de honra do cerimonial e lembrou da sua conversa com o presidente Sarney. “Ele me disse que não era possível a vinda do CEFET para Pato Branco. Então agradeci e apertei a sua mão, ocasião onde ele me puxou e, reconsiderando a sua decisão, encaminhou o projeto ao ministro da educação autorizando a implantação do CEFET”, relembra Alceni. O ex-prefeito Delvino Longhi contou que, na inauguração do CEFET, em 17 de abril de 1993, desafiou o ministro da educação, Maurílio Hingel, no sentido de federalizar o ensino superior, que era mantido pela Prefeitura Municipal. Disse Delvino: “colocamos de maneira enfática que Pato Branco entendia que o Ministério da Educação deveria assumir o 3° grau. Desta forma, com o apoio dos participantes da solenidade, o ministro acabou assumindo esse compromisso que se concretizou ainda no mesmo ano”. O atual prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, agradeceu ao trabalho dos outros mandatários municipais e destacou a contribuição da UTFPR ao longo dos seus 25 anos: “é uma Instituição extraordinária, por ser pública e de qualidade, produzindo conhecimento e novas tecnologias, sendo um grande vetor de desenvolvimento”. As parcerias da UTFPR com outras Instituições Públicas, especialmente com a Prefeitura em todas as ações do Município, na pesquisa, nos eventos envolvendo os diferentes setores da produção, também foram destacadas pelo Prefeito Zucchi.
Externando um sentimento de gratidão a toda a comunidade e dizendo que a Universidade trabalha de forma coletiva para oferecer serviços de qualidade, o diretor-geral do Câmpus, doutor Idemir Citadin, assim se manifestou: “tenho 24 anos de história de UTFPR e não me lembro de nossa Instituição ter recorrido aos mandatos executivos e não ter tido respaldo. Então esse é o nosso reconhecimento. Esse respaldo sempre foi apoiado pelas legislaturas. Meu agradecimento a todos os servidores que fazem o dia a dia da universidade e também aos servidores aposentados que tanto contribuíram. De forma especial, um abraço aos estudantes da UTFPR, sem os quais toda essa homenagem não teria sentido, pois nosso maior trabalho é a formação de pessoas. A UTFPR é da comunidade e a nossa função é bem servi-la”, completou.
O reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti, iniciou seu pronunciamento fazendo menção ao atual cenário e desafios vivenciados pela maioria das Instituições Federais de Ensino Superior. “Em um momento que a educação está tão desvalorizada, entendo que essa homenagem é um alento”, disse Pilatti. O reitor apresentou os números da UTFPR e a sua importância no contexto local, regional, nacional e internacional. “A UTFPR é uma jovem universidade. Das instituições públicas brasileiras, é a que mais oferta vagas de engenharia no Brasil. É a segunda instituição que mais oferta vagas no Brasil através do SISU e aparece, no ranking, como a segunda instituição mais importante entre as intuições jovens do Brasil com menos de 30 anos. Por conta disso, a UTFPR passou a ser enxergada por outras instituições”, considerou Pilatti. Sobre o Câmpus Pato Branco, o Reitor ponderou que “é um Câmpus diferenciado, sendo o segundo maior no sistema UTFPR e o maior do interior, com seus mais de 4 mil alunos e mais de 400 servidores, tendo sido o primeiro Câmpus fora de sede (capital) no Brasil a ofertar um programa de doutorado”. Expressando o reconhecimento ao trabalho aqui realizado, Pilatti disse que “só tenho a agradecer a cada uma das pessoas que construíram, dentro e fora dos muros da nossa Instituição, essa possibilidade ímpar que Pato Branco tem e que pode ser considerada uma outra cidade ao longo desses 25 anos de história da UTFPR nesse município”. Encerrando seu pronunciamento, dirigiu-se à Câmara Municipal: “gostaria aqui, também, de deixar a minha saudação especial a essa casa que sempre esteve presente em todas as iniciativas propostas pela UTFPR, apoiando os atos dos prefeitos e construindo essa história que não é de uma, mas de muitas mãos”.
Durante a solenidade, em nome da Câmara de Vereadores, o seu Presidente, Vereador Joecir Bernardi, entregou Moção de Aplauso ao Diretor-Geral da UTFPR, professor Idemir Citadin, reconhecendo as importantes contribuições institucionais em prol do desenvolvimento regional.
A Sessão Solene está disponibilizada na íntegra e pode ser acessada aqui.