Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Engenharia Civil

Engenharia Civil

Publicado 11/10/2022, 11:28:47 AM, última modificação 11/10/2022, 1:52:26 PM
Projeto de Extensão Ensinando e Aprendendo por Meio de Boas Práticas Construtivas ministra oficina sobre tipos de concreto e argamassas para empresas parceiras

Oficina e visitas técnicas

O Projeto de Extensão Ensinando e Aprendendo por meio de Boas Práticas Construtivas, coordenado pela professora Rayana Carolina Conterno, tem como objetivo possibilitar aos discentes do Curso de Engenharia Civil da UTFPR - Pato Branco maior compreensão sobre as técnicas e procedimentos construtivos adotados pela indústria da construção civil, estabelecendo uma relação mais íntima e direta entre a teoria e a prática.

Como parte das atividades, os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil, acompanhados dos professores que compõem o projeto e dos responsáveis técnicos das empresas, realizam visitas técnicas nos canteiros de obras das empresas parceiras, dentre elas: Ceni Empreendimentos, Construtora Monte Sião, Estilos Construções, Famex Empreendimentos e Franzoni Incorporadora E Construtora

Em contrapartida ao apoio recebido dessas empresas parceiras, têm sido oferecidos minicursos de capacitação na área de argamassas e concretos. Muitas das empresas participantes mostraram interesse nessas oficinas e minicursos.

Recentemente, a construtora Ceni Empreendimentos mostrou interesse e, nos dias 28 de outubro e 4 de novembro, trouxe sua equipe de colaboradores, inclusive seus filhos que também são profissionais da área, para participar, no laboratório de Materiais da UTFPR-PB, de oficinas sobre tipos de concreto e argamassas, com o professor Mario Arlindo Paz Irrigaray, o qual é vice-coordenador do projeto.

As oficinas iniciaram com uma exposição teórica para explicação de vários conceitos, funções e desempenhos mínimos a serem atendidos por esses materiais de construção. A finalidade é destacar a importância do atendimento aos requisitos mínimos de desempenho desses materiais.

Em relação à argamassa de chapisco, especificamente, destacou-se a importância da aderência ao substrato, isto é, aos blocos cerâmicos, ou pilares e vigas. Para tanto, foi realizado ensaio de arrancamento, que verifica a qualidade da aderência do sistema (chapisco/emboço) ao substrato. Assim, foi possível evidenciar o papel dos aditivos incorporadores de ar e estabilizadores de hidratação na produção das argamassas de assentamento e de emboço.

Utilizando traço de argamassas mista, usualmente empregado em obras, realizou-se o ensaio de flow-table, determinando a massa específica e, por meio dela e do traço adotado, foi possível estimar o custo dos materiais necessários para produzir um metro cúbico da argamassa.

Em relação aos concretos, foram apresentados vídeos sobre concreto projetado, concreto compactado a rolo e concreto autoadensável. Além disso, antes da oficina, produziu-se concretos com traços em volume, traço em massa, traços com diferentes relações água/cimento, os quais foram reproduzidos durante o curso.

Posteriormente, os corpos de prova moldados com essas diferentes misturas, foram ensaiados à compressão para evidenciar os efeitos da relação água/cimento e também dos aditivos.

A Ceni Empreendimentos organizou a vinda e o retorno de seus colaboradores durante o horário de expediente e, ainda, ao final de cada oficina, ofereceu coffee break.

Ao final das oficinas, os colaboradores da empresa receberam certificado de participação.

Ressalta-se a disponibilidade de realizar essas mesmas oficinas às demais empresas parceiras.