Esportes
Concentração, criatividade, pensamento dedutivo e muita estratégia. Essas e muitas outras habilidades foram essenciais durante o Torneio de Xadrez 25 anos da UTFPR – Câmpus Pato Branco , que ocorreu entre os dias 16 e 20 de abril, no Câmpus.
O evento contou com a participação de 29 inscritos entre servidores e acadêmicos de 11 cursos do Câmpus: Agrimensura, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Química, Matemática, Licenciatura em Letras e Tecnologia em Análise de Sistemas.
Durante a semana as disputas foram bem acirradas e, no último dia do torneio, foram distribuídas medalhas para os primeiros lugares e o melhor feminino, sendo: 1° lugar: Marlon Joshua (acadêmico de Engenharia Civil); 2° lugar: José Rafagnin Júnior (acadêmico de Engenharia Elétrica); e 3° lugar: Vinícius Silva Cassol (acadêmico de Engenharia Elétrica) e a melhor Feminino: Luana Viana do Prado (Acadêmica de Administração)
O vencedor do torneio, Marlon Joshua, declarou que foi um torneio de alto nível e muito disputado. “Tive a sorte de me destacar novamente e sair campeão pelo segundo ano consecutivo. Não esperava que fosse ganhar o torneio pela forma que começou minha semana, mas graças ao José (vice-campeão) esse sonho de ganhar novamente o torneio se tornou possível”, declarou. O bicampeão agradeceu a todos que participaram na competição ou organização e destacou a forma que o torneio vem crescendo com o passar do tempo, tomando dimensões maiores. “Aqui fica o incentivo para que ano que vem tenham mais participantes ainda, aumentando a disputa e competitividade do torneio e que se Deus quiser eu possa ter outra boa participação”, externou.
Na avaliação do responsável pelo Torneio, professor Neuri Lunelli, “o evento foi produtivo, pois buscou fomentar o xadrez em nossa Instituição. Tivemos a participação de vários calouros no torneio e cremos que o evento contribuiu para a interação entre os participantes”, considerou o professor.
O esporte vem sendo incentivado no Câmpus por meio do Clube de Xadrez, coordenado pelo professor Neuri. As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, no intervalo entre os turnos da tarde e noite, das 17h30min às 18h40min, na sala de entrada do bloco W (Biblioteca). As atividades são abertas a todos os interessados (acadêmicos, servidores e comunidade em geral), mediante a existência de vagas e não é necessário conhecimento prévio de xadrez. Serão ministradas aulas básicas para iniciantes que queiram desenvolver seus conhecimentos enxadrísticos.