Stricto Sensu
A estudante peruana Alejandra Cristina Mallqui Zapana, por meio do programa PAEC/GCUB, concluiu o mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco. Sob orientação do Prof. Dr. Sandro César Bortoluzzi, desenvolveu um modelo multicritério construtivista para avaliação de desempenho na gestão de projetos de tecnologia da informação.
O contexto da pesquisa é a crescente necessidade de uso e incorporação da tecnologia da informação às atividades das organizações que acelera o aumento da demanda pelo desenvolvimento de projetos de Tecnologia de Informação (TI) e Sistemas de Informação (SI).
Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando o instrumento de intervenção Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), para busca de trabalhos relevantes sobre o assunto da pesquisa, e orientando a análise bibliométrica, mapa de literatura e sistêmica a respeito de avaliação de desempenho na gestão de projetos de TI. Posteriormente, foi utilizado o instrumento de intervenção denominado Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão – Construtivista (MCDA-C) para a construção do modelo de avaliação de desempenho.
A pesquisa resultou em implicações teóricas, uma vez que o processo de estruturação de problemas permitiu a construção de um modelo de avaliação de desempenho a partir dos valores do decisor para o contexto decisório, e que as lacunas identificadas na literatura puderam ser preenchidas. A implicação prática e gerencial se apresenta no instrumento de avaliação de desempenho para a gestão de projetos de TI, construída a partir da visão e valores do decisor, levando em consideração as particularidades do contexto decisório. Além disso, a aplicação do modelo auxiliará no processo de tomada de decisões, pois o modelo permite realizar a avaliação global do desempenho.
“Deu-me a oportunidade de conhecer um sistema educacional diferente do meu país, pois o processo de aprendizagem e as estratégias de ensino são diferentes. Todo o conhecimento que adquiri na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PPGEPS é inestimável, me está ajudando a ter um melhor desempenho acadêmico e profissional. Serei sempre grata a todo o pessoal do PPGEPS, ao pessoal administrativo que desde o primeiro dia teve a orientação correta, ao meu orientador, pois recebi o direcionamento correto para minha pesquisa, e além do acadêmico, sua preocupação e interesse também foi pessoal, pois se preocupou por minha integridade e bem-estar, com os professores do programa, que fazem as coisas com paixão e dedicação e com meus colegas que me ajudaram em todas as disciplinas. Por tudo o que foi dito acima, eu classificaria esta experiência como DESAFIADORA e MARAVILHOSA”. Disse a mestranda.