Extensão
Proporcionar o aprendizado da Matemática de uma forma criativa e dinâmica, munindo os profissionais da educação, com uma base pedagógica sólida. Centrado nessas metas foi que, no decorrer do ano de 2018, aconteceu o projeto de extensão “Formação de professores na Educação Infantil: Refletindo o ensino de ciências e Matemática”, na UTFPR – Câmpus Pato Branco. O projeto foi coordenado pela professora Janecler Aparecida Amorin Colombo, do departamento acadêmico de Matemática (DAMAT) e contou com a colaboração, em alguns encontros, dos professores: Lisiane Fernandes Soares, do departamento acadêmico de Ciências Agrárias (DAAGR); Clara Peloso, do departamento acadêmico de Humanas (DAHUM) e André Pereira Pedroso, da Unioeste Câmpus de Francisco Beltrão.
O objetivo principal do projeto foi construir um ambiente de formação continuada, com os professores da Educação Infantil, através do desenvolvimento de tarefas e da reflexão sobre a prática, como por exemplo “professor que ensina ciências e principalmente, matemática”, no ambiente escolar. Também foram desenvolvidas ideias relativas ao desenvolvimento de projetos para a Educação Infantil.
O projeto iniciou em março de 2018 e no último dia 27 de novembro terminou sua primeira etapa. O projeto de extensão teve a participação de 25 professoras da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, num total de 50 horas de formação continuada. A atividade de encerramento e confraternização do grupo, contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, professora Heloí De Carli.
No decorrer do projeto, por meio de um edital de Extensão da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), o programa foi contemplado com a ajuda da bolsista Anna Luiza Zucco e da voluntária Klara Luzitani Granetto, ambas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática. As acadêmicas participaram da formação, auxiliando no desenvolvimento das tarefas, na construção de material didático e na elaboração de material de apoio que será encaminhado para todas as escolas do Município no ano de 2019.
A coordenadora Janecler aponta que alguns resultados já foram divulgados em forma de banner na Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática, realizada no mês de novembro no Câmpus. “A avaliação geral da formação é bastante positiva, uma vez que a professora responsável pela pré-escola da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Município de Pato Branco, já sinalizou sobre a importância da continuidade do programa de formação com professores deste nível educacional”, declarou a coordenadora do projeto.
Além disso, “destaca-se o fato de que muitas professoras por meio do grupo de WhatsApp, criado para acompanhamento da formação, já encaminharam resultados e imagens de tarefas desenvolvidas durante o projeto, fruto das atividades aplicadas com seus alunos nas escolas municipais”, complementou Janecler.