Extensão
No último dia 23, na Associação Lima de Proteção aos Animais, aconteceu o trote solidário com os calouros do Curso de Química da UTFPR - Câmpus Pato Branco.
A ação consistiu de duas etapas: na primeira, os estudantes extensionistas Thiago Ribeiro dos Santos, Maria Eduarda Schaitler, Jéssica Souza, Natalia Costa, Danilo Urzulin, Edward Townsend, João Candido e Julia Nunes, do projeto de cunho social, que envolve a produção de sabão, conduziram aulas experimentais ensinando os calouros a produzirem o material de limpeza. Durante a ação, foram produzidos mais de 85 litros de sabão líquido, a partir de óleo usado, que posteriormente foi doado para a Associação.
O coordenador do curso, professor Leandro Zatta e os professores Elídia Ferri e Davi Costa Silva, juntamente com os extensionistas e o Centro Acadêmico Reagentes, organizaram o trote solidário na Associação. Os calouros auxiliaram nas atividades rotineiras e viram a importância da ação, visto que existe muito a ser feito. O professor Leandro ressalta a importância de ações solidárias como esta, visto que aproxima os alunos e a Química como ciência, da comunidade. Para os calouros, a ação, além de divertida, proporcionou a integração com os veteranos do curso e promoveu benefícios para a Associação. A aproximação da Universidade com a comunidade, viabiliza uma relevante troca de conhecimentos e valores de cunho social.
Para o presidente do Centro Acadêmico Reagentes, Lucas Correa Santos, o trote solidário foi uma iniciativa muito boa, “aplicando o que aprendemos na Universidade em uma ação real que agrega tanto conhecimento para os alunos quanto para a comunidade, além disso esta ação teve importância tanto social quanto empática, pois pudemos dar amor e atenção aos animais abrigados”, declarou.
Para Thiago Ribeiro dos Santos, representante do grupo de extensionistas, a ação vai muito além, “a importância da extensão não é apenas para os extensionistas, mas sim para quem recebe a ação. Nos empenhamos bastante para fazer o melhor possível, pois os resultados não são para nós, e sim para eles ”, afirmou Thiago.
O grupo de extensionistas juntamente com o Curso de Química já planejam outras ações envolvendo mais produtos a serem doados e mais trabalho social envolvido, gerando assim mais benefícios para todos os envolvidos.