Extensão
O Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro), da UTFPR - Câmpus Pato Branco , ministrou curso de capacitação para professores da rede Municipal de Pato Branco .
A capacitação ocorreu no dia 12 de abril e foi totalmente voltada para professores da educação básica, que trabalham com alunos de primeiro a quinto ano nas escolas municipais. Durante a capacitação, estiveram presentes cerca 30 profissionais de várias áreas. As atividades coordenadas e aprendizados, darão subsídios aos professores, para que retornando para suas escolas, preparem seus alunos para a prova da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) que será realizada durante o mês de maio de 2019.
Segundo a professora Clementina Verginia Andreolla, a finalidade do curso é proporcionar uma firme capacitação aos professores, para que ao retornarem para suas escolas, preparem seus alunos para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que este ano será realizada no mês de maio. No ano passado, o município de Pato Branco foi contemplado com 182 medalhas, só entre alunos do ensino fundamental, de primeiro a quinto ano, existindo, portanto, o anseio de avançar ainda mais.
Indagada sobre a importância do ensino da astronomia e a capacitação de professores nessa área, a professora Tina destacou que “os professores presentes na capacitação lecionam em diversas áreas: português, matemática e ciências. Temos também profissionais de pedagogia. No curso de pedagogia não existe uma disciplina que os prepare na área da astronomia na escola, e por ser uma área do nosso cotidiano, se os professores não tiverem uma capacitação e uma formação nessa área, podem passar informações destorcidas para seus alunos, baseada no senso comum, reforçando formas de ver que seus alunos trazem e que são fisicamente erradas”, destacou.
Uma das relevâncias dessa capacitação, foi a importância de munir os professores presentes, com um profundo conteúdo pedagógico e científico da astronomia com conteúdo ainda mais elaborado. Através dos conteúdos aprendidos, os professores poderão explorar outros conteúdos que ajudam na metodologia do uso da astronomia: ciências, matemática, geografia e tantas outras áreas.
Durante a capacitação, esteve presente Graziela Scopel, integrante da equipe pedagógica e responsável pela formação continuada de várias equipes de educação do município. Graziela falou sobre a importância de unir aprendizado teórico, o conhecimento científico e foco na Olimpíada Brasileira de Astronomia: “Nosso objetivo é unir as metodologias didáticas e replicá-las em sala de aula. Tivemos uma grande participação das escolas do município na OBA, praticamente todas as escolas da rede participam, e no ano de 2018, houveram mais de 250 medalhas para o município de Pato Branco , que despertam ainda mais o conhecimento e interesse dos alunos e seu melhor desempenho em classe e a garantia do conhecimento curricular abordados na formação” relatou.
O projeto de extensão é uma iniciativa desenvolvida pela UTFPR - Câmpus Pato Branco , em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Pato Branco .