Extensão

Publicado 8/23/2019, 3:26:21 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:43 PM
UTFPR irá ofertar Capacitação em SIG para a Implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário nos Municípios do Sudoeste do Paraná

O Departamento de Agrimensura (DAAGR), da UTFPR – Câmpus Pato Branco, irá ministrar, a partir da próxima semana, a segunda edição da Capacitação em SIG para a Implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário nos Municípios do Sudoeste do Paraná. 

A iniciativa é coordenada pelo professor Silvio Henrique Dellesposte Andolfato, por meio do Projeto de Extensão, contemplado no Edital 01/2018/PROREC, da UTFPR. O projeto objetiva capacitar as prefeituras e fornecer aos representantes dos municípios do Sudoeste do Paraná o treinamento para implantação e manutenção do Cadastro Territorial Multifinalitário a partir de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) cadastral e decorrentes produtos cartográficos, proporcionando um instrumento de planejamento municipal que favoreça um melhor direcionamento de ações na melhoria da qualidade de vida da população.

O Cadastro Territorial Multifinalitário composto por um Sistema de Informações Territoriais atualizado que possui diversas finalidades, serve como uma ferramenta de apoio ao planejamento e implantação das políticas públicas, além de dar informações para a melhor gestão de um território, como analisar as necessidades do serviço público e da sociedade em geral. Esse cadastro permite que as informações sejam armazenadas de forma didática com mapas temáticos que supra as necessidades do município e amplie o seu desenvolvimento.

A capacitação terá carga horária de 32 horas, ocorrerá em dois encontros, sendo os módulos 1 e 2, nos dias 26 e 27 de agosto e o os módulos 3 e 4, nos dias 09 e 10 de setembro de 2019. Os conteúdos programáticos serão ministrados pelos professores do Câmpus Pato Branco: Vaneza Andrea de Freitas - Georreferenciamento de imagens; Priscila da Silva Victorino Pontes - Vetorização de elementos Cadastrais (territoriais), Propostas de Planejamento, Mapas Temáticos e Planta de Valores Genéricos (PVG); Silvio Henrique Dellesposte Andolfato -  Boletim de Informações Cadastrais (BIC) e Planta de Valores Genéricos (PVG); Danielli Batistella e Fabricio Rosa Amorim  - Criação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG); e pelo professor do Paranacidade, Cristiano J. Zaclikevicz - ParanaCidade Interativo. 

O projeto terá como público-alvo os técnicos e gestores municipais dos 42 municípios que compõem a mesorregião do sudoeste paranaense e será realizado em parceria da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e PARANACIDADE.

Reportar erro