Extensão
No último sábado, 07 de abril, tiveram início as aulas do primeiro módulo do projeto Desenvolvendo Jovens Talentos em Redes de Computadores, na UTFPR – Câmpus Pato Branco.
No total, o projeto recebeu 145 inscrições de candidatos das cidades paranaenses de Pato Branco, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Chopinzinho, Clevelândia, Bom Sucesso do Sul e de São Lourenço do Oeste (SC), e após a prova de seleção foram selecionados 32 alunos. Os alunos selecionados são de Pato Branco e Coronel Vivida.
A abertura das atividades realizada no anfiteatro do Câmpus Pato Branco contou com a presença dos alunos selecionados e seus pais, além do professor Fábio Favarim, coordenador e idealizador do projeto e demais entidades parceiras, sendo professor Neimar Follmann, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR – Câmpus Pato Branco; Geri Natalino Dutra, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco; Mauri Cesar Dengo, presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação e Fernando Sette Zanuz, da Ampernet Telecom, patrocinadora do projeto.
Os alunos selecionados já tiveram duas aulas com o professor Favarim, no dias 07 e 14 de abril. Segundo o professor, "os alunos estão bem empolgados e dedicados ao curso, afinal escolheram estar se capacitando aos sábados ao invés de estarem se divertindo ou fazendo outras atividades". O professor ainda destaca que o curso é "bem voltado para a prática, assim dispersa um pouco o cansaço de aulas puramente teóricas". Os alunos além de frequentarem as aulas aos sábados também precisam estudar um pouco em casa, pois antes da próxima aula eles precisam fazer um exame de conhecimento do que viram na aula anterior.
A carga horária presencial do curso é de 152 horas, dividida em dois módulos de 76 horas cada. Assim, em cada módulo os alunos terão 9 sábados com 8 horas de aula e o último sábado é destinado a realização da prova final para obtenção do certificado de conclusão da Academia Cisco.
O professor Favarim ressalta que o objetivo do projeto é dar oportunidade de formação técnica gratuita e de alta qualidade na área de redes aos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho. Inclusive, já tem uma vaga de estágio em aberto e após 1 mês de curso serão indicados 3 alunos para fazer a entrevista com o empregador.
O projeto está sendo realizado pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da UTFPR - Câmpus Pato Branco, e além do professor Favarim, conta com os professores Eden Ricardo Dosciatti, Anderson Luiz Fernandes, e Fabiano Scriptore (do Câmpus Curitiba), que irão ministrar aulas no segundo módulo do curso. Ressalta-se que todos são mestres ou doutores com vasta experiência na área de redes de computadores.
O projeto conta com parceria da Academia Cisco, um programa educacional destinado a formação técnica na área de redes de computadores. A condição privilegiada dos certificados da Academia Cisco e da qualidade de ensino provida pela UTFPR, garante um diferencial na hora de obter um emprego. Os alunos ao término de cada módulo farão um prova e caso obtenham êxito, serão certificados pela Academia Cisco e pela UTFPR.