Fomento

Publicado 2/19/2018, 10:00:07 AM, última modificação 11/3/2022, 5:37:41 PM
Projeto do Câmpus Pato Branco da UTFPR contemplando o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) foi aprovado junto à Fundação Araucária

No último dia 08, a Função Araucária divulgou o resultado da aprovação das solicitações de auxílio financeiro, referente à Chamada Pública 13/2017 – “Programa de Apoio à Criação, Manutenção e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica no Estado do Paraná”.

Entre os contemplados está o projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da UTFPR – Câmpus Pato Branco, coordenado pelo professor Marcio Gazolla, da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC). Os recursos a serem disponibilizados totalizam R$ 124.291,00 e destinam-se, especificamente: a) apoiar a formação de recursos humanos qualificados para a gestão, geração e desenvolvimento de novas tecnologias, propriedade intelectual e negócios na área da inovação; b) difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na universidade, na sociedade e estado do Paraná, através de ações práticas, eventos, promoção de debates e fóruns entre setor público e privados, em diferentes áreas de conhecimento, produtivas e de tecnologia; c) sedimentar e desenvolver novas atividades entre a universidade e setor empresarial, possuindo como foco o estabelecimento de novas parcerias em projetos, P&D, geração de propriedade intelectual, criação de novos negócios e empresas de base tecnológica e inovativas.

Para o professor Gazolla, “a aprovação representa um avanço, pois foi o único Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET)/NIT da UTFPR que aprovou projetos na chamada”. Além disso, “os recursos serão importantes para fomentar a área de tecnologia e inovação na Instituição, principalmente qualificando a parte de propriedade intelectual e de relações empresariais e comunitárias com setores estratégicos da comunidade regional”, pontuou o coordenador.

O projeto será executado em dois anos, sendo realizado pela equipe do DEPET e mais um bolsista que foi aprovado no projeto. De acordo com o coordenador,“o principal trabalho será abrir diálogos com a comunidade empresarial e setores de tecnologia e inovação que são importantes regionalmente, aproximando-os da UTFPR para que disso surjam várias parcerias e projetos possíveis, por exemplo, empresas incubadas, projetos de P&D, patentes, consultorias, transferência de tecnologias, entre outros”.

Reportar erro