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Publicado 11/24/2017, 2:27:40 PM, última modificação 11/3/2022, 5:37:34 PM
38ª Reunião Ordinária do Conselho de Câmpus teve apresentação do planejamento estratégico, informas das diretorias de áreas e síntese orçamentária de 2017

O Conselho Deliberativo do Câmpus Pato Branco, reuniu-se no dia 14 de novembro, na sala de reuniões da Diretoria-geral para a 38ª Reunião Ordinária. O encontro foi conduzido pelo presidente, professor Idemir Citadin e contou com a presença da vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, que estava em visita ao Câmpus para participar do II Seminário de Boas Práticas Estudantis da UTFPR.

Em sua fala, a vice-reitora agradeceu aos presentes, referindo-se a todos os servidores do Câmpus Pato Branco pelo trabalho que vem sendo realizado. “A gente vê o quanto esse Câmpus aqui é unido. Sentimento de gratidão pelo trabalho que vocês fazem, e o Idemir tem feito todo um trabalho junto à Reitoria, na questão de solicitações para o Câmpus e, principalmente, mostrando também as boas práticas de vocês, enquanto Câmpus Pato Branco”. A vice-reitora enfatizou que “as nossas lutas são em prol de uma universidade boa, pública e de qualidade, mas a gente sabe que só vamos conseguir fazer as coisas unidos”. Ela finalizou seu pronunciamento externando agradecimentos. “Sentimento de gratidão pela equipe maravilhosa, pela organização que temos aqui, que a gente ainda possa crescer e possa andar enquanto UTFPR”, considerou Vanessa.

Na pauta do dia, nas comunicações dos conselheiros, foi informado pelo presidente, professor Idemir, quanto ao processo de eleições do Conselho Universitário (COUNI) que se aproxima e a importância de serem realizadas as inscrições, tanto dos representantes docentes quanto do segmento dos técnico-administrativos do Câmpus. Foi emitida uma portaria da Direção-Geral nomeando a sub-comissão local para conduzir o processo. Durante a reunião foi concedido espaço para a servidora Joana Bazzo Faggion se manifestar sobre a sua candidatura no processo de Eleição do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG), o qual ocorre no dia 22 de novembro.

Os conselheiros diretores fizeram as apresentações das principais atividades que foram e que estão sendo executadas/desenvolvidas pelas respectivas Diretorias de áreas, sendo: a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) destacou os eventos que o Câmpus sediará: Seminário de Boas Práticas Estudantis e o III Seminário de Iniciação à Docência da UTFPR, pedindo atenção e compreensão aos que estão participando e valorizou o esforço dos docentes e técnico-administrativos envolvidos na organização dos mesmos; reiterou os elogios relacionados a boas práticas de iniciativas do Câmpus recebidas em reuniões do Sistema e ressaltou que nos destacamos nesses encontros como interessados na construção de um perfil universitário; neste sentido, no âmbito da DIRGRAD, dois aspectos a serem assuntos pontuais em 2018: reforma/adequação de currículos, modelos de ensino tratados nos fóruns (licenciaturas, engenharias, humanas, tecnologias, singulares) ou seja, novas formas de matriz curricular; e a outra é a questão da extensão: realizar projetos conjuntos (interdisciplinaridade/transdisciplinaridade). Informou que a “Inclusão” será tema da semana de planejamento/2108 e que temos que nos preparar para o edital SISU 2018/1, considerando que a UTFPR ofertará 660 vagas para alunos inclusos. Neste sentido, frisou que precisamos nos preparar para recebê-los (soluções técnicas, adaptabilidade e pensar em nos adaptar e a estarmos, no mínimo, sensibilizados com essa situação). Informou, também, que a PROGRAD encaminhou mais um pedido relacionado ao controle do número de horas/aula dos docentes e os chefes de departamento serão consultados novamente.

Nos informes da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), o professor Sandro César Bortoluzzi, relatou sobre o SICITE realizado em Londrina, que teve um sistema novo para submissão de trabalhos nesta edição, e que está ainda em aprimoramento. Informou que aconteceram diversas atividades culturais e, no geral, avaliou que o evento contribuiu para a formação dos alunos de iniciação científica e tecnológica. O Seminário contemplou 10 áreas do conhecimento e concedeu 20 prêmios, sendo 10 para modalidade oral e 10 para pôster. Desse montante, 4 trabalhos premiados são do Câmpus Pato Branco. No melhor pôster da área de Linguística, Letras e Artes a premiação ficou com o acadêmico Dener Gabriel Ferrari, e na área de Astronomia e Física, com o acadêmico Mike Duarte da Silva. Nos prêmios de apresentação oral, o acadêmico Renan Cesar Venazzi Foschiera foi o melhor na área de Linguística, Letras e Artes, e o acadêmico Patrik Bedin Schettert, na área de Ciência da Computação. Haverá uma atividade solene para a entrega da premiação e divulgação. Houve reunião com Humberto Gamba (Superintendente da FUNTEF) com os coordenadores e secretários de especialização, coordenadores de projetos, funcionários da FUNTEF-PB e diretores e assessores dos Câmpus de Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. O objetivo da reunião foi discutir as mudanças que estão ocorrendo na FUNTEF e sobre os novos documentos/procedimentos que entrarão em vigor. Informou que houve alteração nos procedimentos do PLANCAP por meio das Instruções Normativas (IN) 004A/2017 e IN 005/2107 da PROPPG. A principal mudança trazida pelas INs é que o afastamento com vaga para professor substituto será realizado para o Câmpus e não para o departamento. Finalizando, comentou que o Câmpus encaminhou duas propostas para abertura de novos programas stricto sensu. A primeira de um Mestrado Acadêmicoem Administração e a segunda de Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Regional.

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) destacou a participação da UTFPR na Inventum, o envolvimento dos diferentes departamentos em diversas atividades. Ainda, foi comentado que o Câmpus Pato Branco já está em planejamento para a próxima Inventum. A Diretoria agradeceu, de forma geral, a participação numerosa de alunos, professores e técnico-administrativos.

Na ordem do dia, a Assessora da Diretoria-geral, Janaína Piana, realizou uma apresentação do Planejamento Estratégico do Câmpus, compartilhando informações sobre os procedimentos de construção e o respectivo cronograma. Na oportunidade, os membros do Conselho foram convidados a realizarem discussão junto às bases sobre os objetivos e ações a serem incorporados no Planejamento Estratégico do Câmpus.

A Diretoria de Planejamento e Administração apresentou uma síntese orçamentaria do ano de 2017, compartilhando indicadores referentes a repasses de custeio, gastos fixos, gastos com manutenção, diversos, as reformas realizadas em 2016 e 2107, e também o montante de investimento 2017.

Na oportunidade as conselheiras Claudineia Lucion Savi e Neiva Regina Pizato, suplente do titular Vilmar da Silva, eleitas recentemente, como representantes do segmento dos servidores técnico-administrativos, participaram da primeira reunião do Conselho de Câmpus.

Ao término das discussões o presidente agradeceu a presença de todos e informou que havendo assuntos pertinentes o conselho se reunirá novamente em dezembro, caso contrário, somente em fevereiro do próximo ano.

Atualizado em 24/11/2017

Assessoria de Comunicação

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