Gestão
Às vésperas da metade do ano de 2021, ainda em meio ao cenário de pandemia, diversos processos importantes se concentraram nos últimos dias e desafiam a nova equipe diretiva da UTFPR, Campus Pato Branco. Pode-se mencionar os impactos do calendário acadêmico, que teve o encerramento do semestre 2020.2, no final de abril; o período de férias letivas; o início da nova gestão 2021 – 2025, no início de junho, e o início do ano letivo 2021.1, que ocorreu nesta terça-feira, 15 de junho.
O período de tempo para a organização e planejamento das atividades para o novo ano letivo que iniciou, foi exíguo. No entanto, de 07 a 14 de junho, docentes e técnico-administrativos participaram de atividades de planejamento, com reuniões setoriais, lives e roda de conversa virtual voltada para a reflexão sobre trabalho remoto e comunicação, planejamento dos departamentos e coordenações, reunião da Diretoria de Graduação (DIRGRAD) com coordenadores de cursos de graduação, reunião da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) com coordenadores de PPGs, entre outras, ocorreram remotamente.
Na live de abertura, realizada dia 08 de junho, transmitida pelo canal YouTube do campus, o diretor-geral, professor Gilson Ditzel Santos, comentou sobre o início da gestão somente ser possível devido ao entendimento de todos da importância do processo eleitoral que possibilitou uma votação paritária. “Mesmo em tempos de distanciamento, tivemos a participação expressiva dos servidores e o mesmo percentual de participação dos alunos que era comum antes do período de pandemia”, comentou. Para Gilson, os desafios a serem superados no período de pandemia que vêm afligindo a todos, afetando a saúde, o bem-estar, o relacionamento e as atividades profissionais, “precisam de caminhos que ajudem a melhorar o processo de ensino-aprendizagem em tempos de atividades não presenciais, e permitam realizar a pesquisa e extensão com qualidade adequada, e que amparem a execução das atividades administrativas apesar da distância”. O diretor também destacou que nesse início de gestão, pretende iniciar os diálogos sobre a reestruturação do conselho de campus, a construção dos conselhos de graduação e pós-graduação e relações comunitárias, o planejamento e formalização do conselho estudantil a ser construído com os estudantes, e a melhoria das atividades de ensino-aprendizagem e administrativas em período de pandemia e pós-pandemia.
Em seguida, falou sobre as diretrizes gerais da gestão: promoção da gestão colegiada; decisões fundamentadas na descrição detalhada dos contextos com o uso da informação necessária; promoção do acesso do maior número de servidores e estudantes possível às atividades culturais sociais e esportivas, que permitam construir um ambiente mais humanizado no campus; orientação das atividades para a sustentabilidade; e transversalização das ações de ensino, pesquisa e extensão entre graduação, pós-graduação e relações empresariais e comunitárias.
A gestão está trabalhando no processo de indicação dos novos diretores de áreas, seguindo os compromissos de campanha tendo, até o momento, duas novas diretorias referendadas pelos colegiados: o professor Gustavo Lacerda Dias, na Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) e o professor Emerson Giovani Carati, na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG). As outras duas diretorias (DIRPLAD e DIREC), já possuem servidores indicados para as funções, no entanto esses nomes serão submetidos ao referendo do Conselho de Campus, o qual será reestruturado em breve.
Integrando os temas evidenciados nos diálogos do Planejamento, as diretrizes para a Sustentabilidade, no âmbito da Instituição, foram compartilhadas pela presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), no Campus Pato Branco, professora Denise Rauber. Ela apresentou a Política de Sustentabilidade da UTFPR legitimada pela Deliberação do Couni nº 07 de 14.05.2019, que estabelece os princípios, diretrizes, padrões e processos voltados para a gestão sustentável, que consolida a sustentabilidade como valor estratégico da UTFPR. “A Política de Sustentabilidade se aplica a toda comunidadeuniversitária, composta por servidores, alunos, colaboradores terceirizados e demais usuários externos e precisa ser implantada no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Por isso é de extrema importância o apoio e a colaboração de toda comunidade UTFPR. A sustentabilidade é uma responsabilidade de todos e um benefício para todos. A UTFPR é como um espelho, pois o que fazemos na Universidade não só reflete e reverbera como também inspira a sociedade”, declarou Denise.
A presidente destacou que a Comissão PLS orienta à comunidade para que utilizem os materiais disponibilizados, como o Guia de Planejamento de Eventos Sustentáveis e o Manual de Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais Perigosos, ambos disponíveis na página da UTFPR Sustentável.
Outra atividade diferenciada inserida na programação, com o objetivo de promover uma comunicação institucional mais assertiva, foi a live do dia 10 de junho, realizada com a diretora de Gestão de Comunicação (DIRCOM), da Reitoria da UTFPR, Maurini de Souza. Na oportunidade, ela conversou com os diretores de área, chefes de departamentos acadêmicos, coordenadores de cursos e apresentou a estruturação principal da Diretoria, como vem atuando e as metas gerais e mais relevantes para curto e médio prazo.
Com pauta voltada à qualidade de vida dos servidores, as psicólogas do Grupo de Psicologia do Trabalho da UTFPR Região Sudoeste, Gisele Cristina Voss (COGERH-PB) e Danieli Ghedin Sartori (COGERH-DV), conduziram os diálogos da Roda de conversa virtual que teve como tema "Trabalho remoto e comunicação: reflexões", na programação do dia 11 de junho. A coordenadora de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), Daiane Ruzza, deu início ao encontro, propondo uma reflexão sobre os nossos dias atuais e as relações humanas que vêm sendo permeadas pela tecnologia de forma intensa durante o trabalho remoto.
Profa. Denise Rauber, Presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) - Campus Pato Branco | Profa. Maurini de Souza, Diretora de Gestão de Comunicação (DIRCOM) - UTFPR/Reitoria |
A proposta de diálogo foi aberta com uma apresentação de imagens que representaram situações cotidianas no uso de aplicativos e do e-mail. O público participou relatando sua identificação com as situações e levantando reflexões sobre os desafios atuais com estes meios de comunicação, informou Gisele. Para ela, “o debate foi bem positivo, com contribuições que envolveram a necessidade de empatia, cuidados com a linguagem e exposição, legislação e o equilíbrio de horários entre família e trabalho em casa”, destacou.
Para a psicóloga Danieli, “debater os aspectos da transformação da nossa vida laboral, principalmente, neste momento de trabalho remoto emergencial mediado por tecnologias, que perdura há mais de um ano, e que rompeu com paradigmas e com a dinâmica e equilíbrios anteriores, é uma grande oportunidade de buscarmos compreender um processo que já vinha sendo discutido, em certo grau, mas para o qual não tivemos oportunidade de escolhas, que é o processo de adesão ao trabalho mediado e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de nos organizarmos e reorganizarmos de acordo com nossas necessidades e possibilidades.
As mudanças advindas desse novo modelo de trabalho aumentaram as exigências mentais, cognitivas, emocionais e psicossociais, na busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tão entrelaçados no atual contexto. Assim, é muito significativa a oportunidade de dialogar, de realizar trocas ativas com quem vivencia a mesma realidade, pois nos aproxima, nos fortalece e, pode originar reflexões e aprendizados coletivos em prol do trabalho saudável, dentro destas novas configurações”, enfatizou Danieli.
Nesse contexto, a gestão do segundo maior Campus do Sistema, dispensa de atenção especial. “É preciso considerar as particularidades das várias áreas de conhecimento da Universidade e setores administrativos, buscando um equilíbrio que proporcione o desenvolvimento coletivo. A construção coletiva feita por docentes, técnico-administrativos e discentes é o caminho para realizarmos a “UTF dos Nossos Sonhos”, declarou o diretor-geral.
As aulas presenciais continuam suspensas, até 10 de julho, bem como as orientações já estabelecidas anteriormente com relação às atividades da Universidade, conforme estabelecido na instrução normativa 24/2021, publicada no último dia 02 de junho.