Gestão
Concebida como instrumento de controle social e de participação, a Ouvidoria é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública, sendo, portanto, mais uma oportunidade para que o cidadão participe da Gestão Pública.
A UTFPR aderiu ao sistema federal para registro de manifestações desenvolvido pela Ouvidoria Geral da União (OGU) órgão ligado ao Ministério da Transparência Fiscalização e Controladoria Geral da União - MTF/CGU. A partir de agosto de 2019 foi implantada a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso a Informação – Fala.BR.
A Ouvidoria da UTFPR é formada em sua estrutura organizacional por 13 Ouvidores de campus e uma Ouvidoria-Geral.
No Campus Pato Branco , desde 28 de julho, o novo Ouvidor nomeado pelo reitor da UTFPR, é o professor Ney Lyzandro Tabalipa, engenheiro e advogado, lotado no departamento acadêmico de Construção Civil, o qual atua no Campus desde 1996.
O seu antecessor, foi o professor Luis Cesar Cassol, que respondeu pela função, no período de 06.05.2013 a 27.07.2021. Antes dele, também atuaram na Ouvidoria do Campus, os servidores: professora Samoara Viacelli da Luz, designada em 09.06.2009; professor André Brugnara Soares, designado em 13.03.2007; e o saudoso professor Sittilo Voltolini (in memoriam), nomeado em 24.05.2004.
O diretor-geral, professor Gilson Ditzel Santos, externou agradecimentos ao professor Cassol e boas-vindas ao novo Ouvidor. "Agradecemos ao professor Cassol pela sua dedicação na função de Ouvidor do Campus, nos últimos oito anos, e desejamos que o professor Ney possa cumprir com a função de forma a contribuir para a constante melhoria do convívio institucional".
O Ouvidor atua em caráter voluntário, como porta-voz do cidadão, agindo contra quaisquer violações de direitos, abuso de poder, erros, omissões, negligências ou decisões injustas.
Esse profissional também atua em defesa da Administração, exercendo um controle preventivo e corretivo de arbitrariedades, de problemas interpessoais ou, ainda, de abuso de poder.
Os canais de comunicação da ouvidoria do campus são: o endereço de e-mail ouvidoria-pb@utfpr.edu.br e o site do governo federal FalaBr - https://falabr.cgu.gov.br/, que funciona totalmente online, e a sua utilização não depende de instalação. Basta o usuário acessar o sistema em seu navegador, colocar seu nome de usuário e senha e começar a utilizar, lembrando que existe a garantia de sigilo das informações pessoais.
“É muito importante, porém, que todas as manifestações, independentemente do meio de comunicação utilizado, sejam registradas em sistema informatizado, assim possibilitando aos cidadãos, acompanhar e responder às solicitações e demonstrar os resultados produzidos. Isso permite que cada manifestação receba um número de protocolo e seja acompanhada”, destacou o professor Ney.
Oportunamente, salienta-se que as manifestações no Fala.BR não são somente para denúncias ou reclamações, mas também para elogios, sugestões ou solicitação de providências, conforme o Decreto nº 9.492/2018, que regulamenta a Lei nº 13.460/2017.
Saiba mais sobre a Ouvidoria.