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Gestão e Ensino

Gestão e Ensino

Publicado 5/10/2018, 5:55:30 PM, última modificação 11/3/2022, 5:37:56 PM
Calendário letivo da UTFPR teve Semana de Planejamento e Capacitação de Servidores em maio

A exemplo de metodologia adotada pelas instituições de ensino de países europeus, de usufruir de um intervalo acadêmico na primavera, além das férias regulares, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) programou em seu calendário acadêmico 2018, no período de 02 a 05 de maio, a primeira semana de planejamento e capacitação de servidores.

 No Câmpus Pato Branco, a programação oportunizou a realização de reuniões de diretorias e de departamentos acadêmicos e momentos de integração, envolvendo professores e técnico-administrativos. Nesse período o corpo discente pode usufruir de recesso das atividades acadêmicas.

 O cronograma do dia 2 ao dia 4 de maio contemplou atividades culturais e reuniões de departamentos. No primeiro dia, a atividade cultural foi conduzida pela Cia de La Curva, de Chapecó (SC), que de uma forma descontraída e lúdica, apresentou duas palestras no anfiteatro: no período da manhã “Acorda”, que teve como enfoque central a autogestão, o estresse e as relações interpessoais e, no período da tarde, a palestra teatral “Calmamente”, abordou temas inerentes à inteligência emocional, emoções no ambiente de trabalho e saúde. Como debatedora, tivemos a presença da psicóloga Gisele Cristina Voss, da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), que mediou os assuntos tratados com grande envolvimento e participação dos servidores presentes. Logo após a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) realizou reunião com os coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu. Na quinta-feira dia 3, ocorreram as oficinas “Introdução a modelagem de séries temporais usando software RStudio”, ministrado por Matheus Henrique Dal Molin Ribeiro e “Subestações Elétricas”, ministrada por Rafael Zamodski. O período da tarde e noite, foi reservado para planejamento nos departamentos acadêmicos, coordenações e setores administrativos. Como encerramento das atividades da Semana de Planejamento, ocorreu no pátio entre os blocos M e N, o piquenique de integração entre os servidores. Um momento de descontração, conversas, lanche coletivo e sonorização do Grupo Clube do Vinil, que deixou o ambiente ainda mais animado e agradável.

 A considerar os feedbacks de algumas coordenações, o período foi avaliado como positivo, conforme relato do coordenador do curso de Administração, professor Luciano Minghini. Segundo ele,  “além do fato de proporcionar aos discentes um momento para reduzir o ritmo de cobranças e atividades, para os docentes, a semana apresentou outras boas oportunidades. Primeiramente, a oportunidade administrativa de organizarmos as atividades de ensino, pesquisa e extensão do segundo semestre de 2018, bem como proporcionou a integração entre os servidores. Recebemos comentários positivos das palestras teatrais, das capacitações e do piquenique realizados”, revelou. O coordenador também mencionou que “é um importante momento para lembrar que a UTFPR, seu ambiente e dia a dia é resultado do que cada um faz para o todo, isto é, a UTFPR é feita de pessoas, com pessoas e para pessoas”, considerou.

 Da mesma forma, externou o coordenador de Engenharia Civil, professor Gustavo Lacerda Dias. Ele relata que, em conversa com diversos alunos as opiniões foram unânimes.“Todos acharam ótimo ter dado essa parada no meio do semestre”. Em relação aos professores, ele declarou que acredita terem gostado. “No curso de Engenharia Civil, os professores colaboraram e nenhum viajou para lazer, o que poderia acarretar uma dificuldade no desenvolvimento da semana de planejamento. Infelizmente, poucos participaram das atividades de quarta-feira no anfiteatro, mas praticamente todos compareceram à reunião de departamento realizada na quinta-feira, organizada por mim e pela professora Rayana”, completou.

 O posicionamento de alguns acadêmicos corrobora com o formulado pelos coordenadores. “Foi maravilhosa a semana do saco cheio. Foi bem válida sim, pois consegui adiantar alguns livros e trabalhos. E também deu para trabalhar em cima do TCC. Eu acredito que deveria sempre ter essa semana de saco cheio. Todo semestre, porque ajuda bastante na hora de estudar”, declarou a acadêmica do sétimo período de Licenciatura em Letras, Emily Fabris. Para o acadêmico do terceiro período de Engenharia Elétrica, Daniel Augusto Mensur, não foi diferente.“Eu achei bom, porque tira um pouco o peso de todas as provas em uma semana mais junta e dá para estudar para as provas posteriores. E dá para descansar bem também. Ajudou bastante”. Da mesma forma, assim consideraram as acadêmicas do quinto período de Engenharia elétrica, Ângela Luzzatto, “para mim a semana do saco cheio foi super útil, porque deu para gente dar uma descansada, o que faz a gente ter mais vontade e ter mais energias para estudar quando a gente volta. Estávamos em um período que ninguém aguentava mais estudar. A gente já estava cansado e só queria dormir. Essa semana deu para colocar tudo em dia e aí conseguir estudar de volta”  e também, para Kamila Nava, “a semana do saco cheio para mim foi muito proveitosa, porque eu tive o mês de abril inteiro de provas, todas as minhas p1 foram nesse mês e então depois de passar o mês inteiro estudando muito, sem ter nem fim de semanas, eu consegui ter uma semana onde eu pude me alimentar bem, me exercitar e principalmente dormir. Consegui também ir ver minha família, o que foi muito bom. E mudar um pouco o ar da faculdade. A gente fica muito tempo aqui estudando e chega uma hora que a gente começa a ficar muito cansado e um pouco pirado. Então foi muito válido e acho que deveria ter tido isso desde o começo da faculdade”. Entre os depoimentos, também teve quem fez considerações, a exemplo da acadêmica do terceiro período de Ciências Contábeis, Márcia Otelakoski. “Foi muito bom. Muito válida. Só que não foi totalmente de descanso, porque tínhamos trabalho pra fazer para ocupar essa semana, mas foi bom. Eu fiz de conta que não tinha nada e não fiz, vou ter que dar um jeito essa semana”, externou.

A diretora da DIRGRAD do Câmpus Pato Branco, Nilvânia Aparecida de Mello, destaca que a adoção a esse modelo de calendário foi implantado para todo o sistema UTFPR, a partir de proposta da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGAD) à Reitoria e posterior consulta à comunidade. Ela explica que a mudança foi motivada por dois pontos principais, sendo “o de permitir e proporcionar aos alunos uma semana de descanso, em que os alunos que moram em outras cidades pudessem voltar e rever suas famílias e o ponto de vista administrativo e dos professores, para que pudessem retomar o planejamento que geralmente é feito no início do semestre em fevereiro ou em junho e fazer os ajustes e correções necessárias”. A diretora destacou que o período de três dias, pedagógica e administrativamente, serviram para “planejar e reorganizar as atividades e, talvez, em alguns casos, avaliar a necessidade de mudar os rumos, a estratégia, o foco, do ponto de vista que está sendo trabalhado pedagógico e do ponto de vista administrativo, e assim traduzir e verter o planejamento estratégico do Câmpus, para dentro do departamento acadêmico”, completou.

Do ponto de vista do diretor-geral, professor Idemir Citadin, a mudança foi positiva e acredita que vai se tornar rotina no calendário da UTFPR. “A quebra de rotina, especialmente é bom para o rendimento do estudante, no processo de aprendizagem. O estudante recupera a energia para continuidade, repensa estratégias de estudo, recupera alguns conteúdos que, por ventura, não tenha sido bem internalizado. Para o docente, é o momento para refletir sobre a prática pedagógica, analisar a trajetória de ensino nas disciplinas que estão sendo ministradas e ajustar metodologias mais adequadas ao processo de aprendizagem dos estudantes, pois já os conhece. Enfim, essa metodologia já vem sendo utilizada na maioria dos países que adotam o Tratado de Bologna e esperamos que essa estratégia resulte em redução da evasão e retenção”, considerou.

Para outras considerações e metodologia idealizadas para a Semana de Planejamento e Capacitação, assista à entrevista com a diretora da (DIRGRAD), Nilvânia Aparecida de Mello.

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