Graduação

Publicado 7/5/2021, 3:02:21 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:37 PM
Projeto de Recursos Educacionais Abertos (REA) disponibiliza aulas traduzidas de físico-química, do Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Dentre as iniciativas da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), da Universidade Tecnológica Federal Do Paraná (UTFPR), com o objetivo de apoiar projetos que visem o desenvolvimento de materiais didáticos digitais na concepção de REA, para utilização na Graduação, durante a pandemia da COVID-19 e após o retorno das atividades presenciais ou semipresenciais, foi lançado em 30 de dezembro de 2020, o Edital 37/2020, que selecionou estudantes bolsistas e voluntários entre todos os campi da  Instituição.

A seleção contemplou o projeto do estudante do curso de Bacharelado em Química da UTFPR, Campus Pato Branco, Matheus Silva de Assis, bolsista selecionado para a área temática Termodinâmica (QUI02), sob supervisão dos professores do Departamento de Química (DAQUI), Péricles Inácio Khalaf (coordenador), Mariana de Souza Sikora e Patrícia Teixeira Marques.

A proposta do projeto, definida em conjunto com os professores, foi a elaboração da tradução das aulas disponibilizadas eletronicamente da disciplina de Físico-Química, do Departamento de Química, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que gentilmente permitiu a utilização desse material para uma tradução ao português brasileiro.

O material produzido tem como objetivo auxiliar os acadêmicos dos cursos de Química e Engenharia Química da UTFPR, mas, também, de outros cursos que tenham interesse em buscar conhecimento na área de Físico-Química. 

A ideia de desenvolver esse material, conforme relata o professor Péricles, surgiu através do acesso aos materiais didáticos, como resumos e vídeo aulas em diversas áreas, disponibilizados gratuitamente na plataforma MIT OpenCourseWare. “Estes resumos das aulas sintetizam o material de um livro, assim como um professor o faz para apresentar suas aulas. Trata-se de um material didático previamente revisado de alto nível, que pode contribuir para os estudantes identificarem os conhecimentos principais da disciplina de Termodinâmica. O material escrito pode ser utilizado como suplemento neste momento em que as aulas não são presenciais, por todos os professores e alunos interessados, contribuindo para uma formação em universidade pública de qualidade”, declarou o Professor.

Ao falar sobre a participação no projeto, Matheus avalia como muito positiva e destaca que “além de estimular o bolsista a revisar conceitos adquiridos no decorrer do curso e de também aprender novos conceitos, o trabalho desenvolvido em conjunto com os professores e bolsistas favorece a criação de laços, o que é muito importante para o desenvolvimento acadêmico e interpessoal do estudante, fatores que são essenciais para que um profissional completo no mercado de trabalho seja bem sucedido”, declarou. Outro aspecto que o acadêmico inclui é a ajuda de custo. “Serve como motivação para que o bolsista possa realizar um bom trabalho e aumentar a paixão pelo curso na graduação”, considerou.

Os materiais traduzidos estão disponibilizados em formato PDF para download. Acesse os 35 arquivos AQUI.