Homenagem
Em sessão solene do Conselho Universitário (Couni), realizada no dia 29 de março, no auditório do Câmpus da UTFPR Curitiba, foram outorgados títulos a servidores da Instituição. Entre eles, estava o título de Professor Honoris Causa ao cientista Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, pelas suas contribuições com a educação brasileira e foram outorgados os títulos de Professor Emérito aos docentes Paulo Agostinho Alessio (Câmpus Curitiba) e Manoel dos Passos da Silva Costa (Câmpus Pato Branco).
O título é concedido, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela notável relevância e forte magnitude de sua produção e atividade científica, sendo reconhecida pela comunidade acadêmica.
O professor do Câmpus Pato Branco, Manoel dos Passos da Silva Costa, é natural de Laguna, Santa Catarina, graduado em Filosofia com especialização em História Socioeconômica em Língua Portuguesa e mestre em Metodologia do Ensino. Antes de prestar concurso para o CEFET Paraná, hoje UTFPR, o professor Manoel teve sua trajetória marcada por passar por outras instituições de ensino de Pato Branco. Iniciou sua carreira em 1969, no Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), onde atuou até 1971. Posteriormente, trabalhou na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. No período de 1977 a 1994 atuou como professor e secretário na Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Pato Branco e na Fundação do Ensino Superior de Pato Branco, período este que elaborou os processos para reconhecimento dos primeiros cursos superiores de Pato Branco. Nesta fase, teve ainda participação ativa nos trabalhos de transição dos cursos superiores da FUNESP ao CEFET Paraná, processo que deu início a federalização dos cursos superiores de Pato Branco e região.
Em seu discurso de agradecimento, o professor Manoel resgatou detalhes de sua trajetória profissional e destacou pessoas que ao longo da jornada contribuíram para sua capacitação. Atualmente aposentado, fez questão de enfatizar que, embora tenha desempenhado várias funções ao longo dos anos, seu maior prazer sempre foi o de estar na sala de aula. “O que mais amo e vejo como uma realização, é estar em sala de aula, em contato com os alunos. Se não adotamos o jovem e não existe essa ponte de amizade, ele não terá uma abertura com o seu professor. Nosso trabalho e empenho é plenamente realizado quando estamos em sala de aula”, declarou o homenageado.
De acordo com as palavras do reitor Luiz Alberto Pilatti, “os servidores fizeram a diferença. Existem pessoas que constroem o mundo que sonhamos e essas pessoas estão aqui hoje”, declarou.
Além disso, receberam os títulos de Mérito Universitário os servidores e dirigentes Eden Januário Netto (ex-reitor e responsável pela transformação da UTFPR), Pedro Wosgrau Filho (ex-prefeito de Ponta Grossa), Vilson Ongaratto (primeiro técnico-administrativo a receber esta homenagem), Keiko Verônica Ono Fonseca (pesquisadora), Admilson Teixeira Franco (pesquisador) e Rigoberto Eleazar Melgarejo Morales (pesquisador). As outorgas entregues são pelo reconhecimento dos trabalhos exercidos na gestão, no ensino, pesquisa e extensão destes homenageados.