Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
II Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino

II Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino

Publicado 8/31/2023, 11:24:20 AM, última modificação 8/31/2023, 11:41:59 AM
Evento online, em parceria com outras quatro universidades federais, reuniu em torno de mil estudantes e profissionais de diversas regiões do Brasil e de fora do país

Registros do evento

Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2023, foi realizado, no formato online, o II Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino. Como iniciativa de um grupo de professores e alunos dos cursos de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, o evento foi promovido numa parceria entre as Universidades: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, FURG - Universidade Federal do Rio Grande – Campi Rio Grande e São Lourenço do Sul, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana e UFU - Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica.

O Seminário Interdisciplinar teve sua primeira edição no ano de 2020, durante a pandemia, e passou a caracterizar-se como evento beneficente (com arrecadação para instituições), interdisciplinar e acolhedor. Neste ano, o seminário favoreceu por meio de suas inscrições o Lar dos Idosos São Francisco de Assis – Pato Branco-PR e o Lar Maria Carmem, da cidade de Rio Grande – RS. Ao total, os valores arrecadados para as duas instituições somam aproximadamente R$ 10.622.

Nesta edição, o seminário contou com duas palestras, uma mesa-redonda, dez oficinas de formação e 32 grupos temáticos, reunindo em torno de mil estudantes e profissionais de diversas regiões do Brasil e de fora do país, em que se registrou a participação de estudantes e professores da Argentina, de Portugal, de Guiné-Bissau e da França.

A realização online do Seminário, assim já consolidado, tem também a intenção de ser um evento democrático, que possibilita a participação dos estudantes de várias regiões, muitas vezes, sem condições para custear o deslocamento e hospedagem em outras cidades. Além disso, o valor de contribuição foi voluntário, a partir de R$ 5, o que possibilitou aos alunos que desejassem poderem se inscrever. Os valores eram depositados diretamente para as instituições beneficiadas por meio de depósito ou pix (sem nenhum valor recebido pela nossa equipe).

Em tempos de desvalorização da ciência, e uma certa apatia que incide sobre a educação, a parceria e a iniciativa do grupo do Seminário Interdisciplinar, mostra os resultados do que se faz na Universidade, das atividades de ensino, pesquisa e extensão que fazem parte do cotidiano universitário.

Todos os palestrantes, a intérprete de libras, ministrantes de oficinas, equipe de organização, equipe técnica, mestres de cerimônia e alunos monitores, doaram seu trabalho voluntário em prol da divulgação da ciência e do diálogo com a comunidade. Esperamos reunir forças e apoio para uma III edição do Seminário Interdisciplinar, planejado para ocorrer daqui a dois anos.

O Seminário Interdisciplinar tem como lemas principais o conhecimento e o acolhimento para uma sociedade com mais gentileza e mais amor.

Somos Universidade e somos comunidade!