Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
III Seminário do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas

III Seminário do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas

Publicado 12/12/2024, 10:44:41 AM, última modificação 12/12/2024, 11:08:32 AM
Evento com a professora Leonice Mourad promoveu debate sobre colonialidade e descolonialidade do saber

No dia 28 de novembro de 2024, das 17h30 às 20h30, foi realizado o III Seminário do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas (DAHUM) da UTFPR Campus Pato Branco . O evento aconteceu na sala de reuniões do DAHUM e contou com a organização do departamento em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Sob a coordenação da professora Maria de Lourdes Bernartt, o seminário teve como destaque a palestra da professora Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e servidora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR) do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A palestra, sob o título Colonialidade e (des)colonialidade do saber: novos constructos epistêmicos, promoveu uma reflexão aprofundada sobre a constituição de uma epistemologia crítica das formas de controle e dominação coloniais — inclusive nos espaços de saber — desde o século XVI até os dias atuais.

O objetivo central do evento foi reunir estudantes e pesquisadores em torno de temas que permeiam as atividades do DAHUM e do PPGDR, destacando os usos e abusos dos saberes e suas articulações com poderes e instituições ao longo do tempo. Além disso, foi enfatizada a importância de repensar o papel da universidade nesse processo histórico.

As contribuições trazidas pela professora Leonice permitiram a socialização de pesquisas e perspectivas teóricas que fomentam uma epistemologia mais inclusiva e crítica, alinhada à construção de novos paradigmas políticos e sociais. Dessa forma, o seminário consolidou-se como um espaço significativo de discussão e intercâmbio acadêmico no campus.


Reportar erro