Pato Branco
/
Campus investe em novos computadores para laboratórios e setores administrativos

Publicado 4/19/2024, 11:45:05 AM, última modificação 4/19/2024, 12:07:49 PM

A UTFPR Campus Pato Branco recebeu, em março de 2024, 115 novos computadores, adquiridos com recursos do orçamento de 2023, no valor de aproximadamente R$ 440.000, para substituição de equipamentos antigos. Esta aquisição foi gerenciada pela Direção-Geral do campus (DIRGE), a Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD), a Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI) e o Departamento de Informática (DAINF).

Os novos computadores têm como objetivo principal substituir máquinas antigas que já não suportam os softwares mais recentes utilizados nas atividades de ensino e pesquisa. Serão instalados prioritariamente nos laboratórios de informática, revitalizando esses espaços para criar um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Além disso, uma parcela desses equipamentos será destinada à renovação dos computadores em setores administrativos, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelos servidores da universidade.

O coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Rudinei Silvestro, destaca a relevância do investimento em novos computadores para a UTFPR-PB. Segundo ele, essa aquisição não só atende a uma parte considerável da demanda por substituição de equipamentos obsoletos, mas também equipa os estudantes com ferramentas atualizadas, preparando-os de maneira eficaz para as exigências do mercado de trabalho.

Alunos e servidores poderão começar a usufruir dos benefícios trazidos pelos novos computadores a partir do segundo semestre deste ano. A atualização dos equipamentos promete não só enriquecer a experiência acadêmica dos alunos, mas também aprimorar o ambiente de trabalho dos servidores, alinhando a UTFPR-PB com as novas tendências tecnológicas e acadêmicas do cenário educacional.

O professor Adriano Serckumecka, chefe do DAINF, ressalta que essa atualização é de suma importância para o bom andamento dos cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de diversos outros cursos que também utilizam os laboratórios de informática. Com a evolução dos sistemas computacionais e softwares que exigem grande poder computacional, essa renovação nos laboratórios nos dá suporte para continuarmos a oferecer uma educação de qualidade e tecnológica, num mundo cada vez mais informatizado e competitivo.