Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Integração e ambientação

Integração e ambientação

Publicado 3/23/2018, 10:49:33 AM, última modificação 11/3/2022, 5:37:51 PM
Coordenações de cursos realizam atividades de recepção aos Calouros 2018.1

O início das atividades letivas e da chegada dos novos alunos é sempre um momento marcado de expectativas. Com o objetivo de promover a ambientação e interatividade entre calouros, veteranos e professores, as coordenações de cursos realizaram diversas atividades, dentro e fora do ambiente universitário.

 Os cursos de Administração e Ciências Contábeis receberam os calouros promovendo uma conversa interativa com egressos do curso que atuam em carreiras de sucesso tanto na área organizacional como acadêmica. Os profissionais Fábio Scabeni e Juliano Derkoski falaram sobre a importância da dedicação dentro e fora do horário de aula, ser disciplinado com leituras e trabalhos, assim como, dedicar-se às interações com os colegas do curso. Os egressos Marivânia Rufato da Silva e Neimar Follmann, explicaram como as atividades de extensão, pesquisa e a participação em sala de aula podem apoiar o graduado a trilhar uma bela carreira docente também. Os veteranos de Administração também receberem os calouros com uma Gincana de Integração. De forma criativa e responsável, os discentes promoveram atividades lúdicas que proporcionou a aproximação entre o primeiro e segundo ano do curso.

Os novos alunos de Agronomia tiveram um encontro para as apresentações pessoais e compartilhar as expectativas. As atividades continuaram com o grupo PET, que se apresentou e fez um tour com eles pela Universidade, passando pelos laboratórios, coordenação, sala de professores, estufas, direções e biblioteca, finalizando o dia com a foto em frente ao letreiro na entrada do bloco B. A programação se estendeu em dois dias, sendo que oportunizou a realização de visita a uma grande propriedade de grãos no município de Itapejara do Oeste, que está implantando um projeto para se tornar propriedade turística, com trilhas, aviões antigos que serão transformados em restaurante e hotel, além de vários equipamentos de guerra. Esta visita teve objetivo aproximar os calouros da realidade da grande propriedade e de uma realidade empreendedora. Os calouros também conheceram a área experimental do curso, e parte das pesquisas que nela são realizadas, além da visita à Trilha Ecológica do Arroio Ligeiro, onde foi realizado o almoço. O objetivo desta parte foi conhecer mais o curso e aproximá-los da área ambiental, além de proporcionar um momento de integração entre eles. Ocorreu ainda visita à propriedade da família Madalosso, produtor orgânico de hortaliças, onde foi apresentada a unidade de beneficiamento e todas as instalações e canteiros, além de o produtor ter exposto como realiza suas atividades, e tratos culturais da propriedade. O objetivo foi aproximar os calouros da realidade da agricultura familiar e da produção orgânica.

Já os calouros de Engenharia Civil, em parceria com o Centro Acadêmico, tiveram uma atividade de integração ao ar livre, que consistiu em uma visita ao Morro do Divisor, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, seguido de um almoço coletivo num local com piscina e música.

A recepção de Engenharia Elétrica contou com passeio de ônibus aos principais centros culturais, comerciais, de saúde e de lazer de Pato Branco, tais como: Largo da Liberdade, comércio central, Hotel Tecnológico e Teatro municipal. Ao final da tarde foi realizada uma gincana de integração com alunos veteranos e professores no ginásio de esportes do Câmpus. Eles tiveram também uma manhã de práticas no laboratório de eletrônica, visando oportunizar um primeiro contato com o ambiente profissional do Engenheiro Eletricista.

Os calouros de Letras participaram das atividades DIRGRAD, incluindo informações gerais, divulgações de projetos desenvolvidos Instituição, destaque para o relato do Projeto Rondon, com participação da aluna do oitavo de Letras, Fernanda Sanches Busch, receberam informativos e orientações do DEPED e NUAPEA coordenação deu as boas-vindas e ocorreu a "aula-trote", com apresentação do Centro Acadêmico do Curso.

Para recepcionar os novos acadêmicos de Matemática, foi realizada uma dinâmica de grupo a fim de integrar a turma e fazer com que eles já percebam a importância do trabalho em equipe. Na oportunidade, a coordenação também explicou a nova matriz curricular em vigor.

A coordenação de Engenharia de Computação reuniu os acadêmicos para as boas vindas e apresentações. O Centro Acadêmico compartilhou informações úteis (portal do aluno, vale fácil, UPA) e pontuou atividades realizadas pelo mesmo. Na integração, também teve um bate papo com o coordenador para esclarecimento de dúvidas, foi realizada atividade de laboratório para introdução ao moodle e regulamento disciplinar, bem como "nivelamento" de conceitos básicos de computação (partes que constituem um computador, sistema binário, etc).

A ambientação dos calouros de Engenharia Mecânica foi uma visita às instalações do Câmpus, conhecendo os principais departamentos, salas de aula e ambientes. Eles assistiram a uma apresentação sobre a história da UTFPR, o curso de engenharia mecânica, matriz curricular, principais dificuldades, regras da instituição e realizaram visita aos laboratórios do curso e projetos Baja e Pato a Jato. Além dessas atividades, aconteceu o Trote solidário, que consistiu na arrecadação de alimentos para doação.

Na Química, os novos alunos conheceram os professores, a coordenação fez uma exposição breve do curso de Química e pontuou algumas observações como a importância de ter disciplina para estudar, procurar os professores sempre que possível para tirar dúvidas e utilizar as monitorias. Também foi comentado sobre os editais de auxílio estudantil. Os alunos da empresa Jr. Quarks apresentaram como funciona o trabalho na empresa, a atlética e o Centro acadêmico também estavam presentes.

Os ingressantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram recebidos pela coordenação de curso e alguns acadêmicos. Na oportunidade, receberam material informativo do curso, calendário acadêmico, horário da turma e guia do acadêmico iniciante e realizaram uma visita a alguns ambientes do Câmpus (RU, Cantina central, Bloco S (DAINF/COADS), DERAC, Biblioteca, Bloco V – laboratórios), incluindo momento para sanar algumas dúvidas iniciais.

Reportar erro