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Inteligência Artificial

Publicado 2/27/2024, 9:54:58 AM, última modificação 2/27/2024, 2:57:59 PM
Oficina realizada pela CoPEA explora estratégias e ferramentas para o uso eficaz da IA como recurso educacional

No dia 6 de fevereiro de 2024, aconteceu, no Campus Pato Branco da UTFPR, a oficina IA na sala de aula: estratégias e ferramentas para educadores, organizada pela Comunidade de Prática de Ensino-Aprendizagem (CoPEA). O evento, realizado nas salas do bloco L, reuniu 41 docentes em uma jornada de capacitação voltada para a integração da Inteligência Artificial (IA) no ambiente universitário.

Durante a oficina, conduzida pelo egresso do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática - PPGECM/UFPR, Braian de Almeida, os participantes foram introduzidos ao tema da IA na educação, refletiram e discutiram sobre suas aplicações e impactos, além de explorarem ferramentas e estratégias relacionadas ao uso de inteligência artificial na sala de aula.

A atividade envolveu uma dinâmica de rotação por quatro estações denominadas por cores (verde, azul, amarela e vermelha), sendo cada uma organizada por um responsável, nas quais os educadores puderam vivenciar diferentes atividades práticas, cada uma com suas próprias ferramentas específicas. Também, durante a oficina, em cada estação, foram disponibilizados alimentos e bebidas, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para o aprendizado.

Na Estação Verde, sob responsabilidade do professor Luciano Minghini, os participantes assistiram a um vídeo legendado sobre Machine Learning e foram desafiados a explorar um jogo interativo relacionado ao tema. Uma das atividades práticas incluía descobrir quem foi Ada Lovelace, uma pioneira na computação.

Na Estação Azul, por sua vez, conduzida pelo professor Géremi Dranka, os participantes enfrentaram uma série de enigmas relacionados à tecnologia e à inteligência artificial. Eles foram orientados a anotar as respostas de cada fase dos enigmas e a tentar novamente caso necessário.

Já na Estação Amarela, sob a orientação da professora Lisiane Fernandes Soares, os participantes exploraram ferramentas online, como o Genially e o ChatGPT, para se aprofundar nos conceitos de inteligência artificial. Eles foram incentivados a interagir com as plataformas, experimentando diferentes funcionalidades e aplicando os conhecimentos adquiridos. 

Por fim, na Estação Vermelha, liderada pela professora Keli Cristina Maurina, os participantes exploraram ferramentas como o GammaApp e o Bing Images para realizar desafios práticos relacionados à inteligência artificial. Uma das tarefas era gerar uma imagem com a descrição dos professores presentes na equipe, seguida por outras etapas desafiadoras.

A importância dessa iniciativa reside na capacitação dos educadores para integrar de forma eficaz a IA em suas práticas pedagógicas, abrindo caminho para novas abordagens de ensino e aprendizagem. Além disso, a oficina promoveu a reflexão sobre o papel da tecnologia na educação e suas implicações para o futuro do processo de ensino.

A participação ativa dos docentes nesse evento demonstra o interesse e a busca por atualização e inovação no campo educacional, preparando-os para enfrentar os desafios e oportunidades que a IA pode oferecer no contexto acadêmico. A experiência diversificada e abrangente proporcionada pela oficina certamente contribuirá para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos educadores participantes.

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