Internacionalização
No início de 2018 os professores Thiago de Oliveira Vargas e Luís César Cassol, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias da UTFPR/Câmpus Pato Branco, apresentaram projeto em conjunto com os professores Manuel Ângelo Rodrigues e Margarida Maria Pereira Arrobas Rodrigues, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Escola Superior Agrária, Câmpus de Santa Apolônia, Portugal, com o intuito de participarem do EDITAL UTFPR/IPB 01/2017 - Programa de Apoio à Internacionalização 2017/2018, envolvendo o intercâmbio docente.
“Este foi o único projeto aprovado pelo Câmpus Pato Branco no referido edital, o que possibilitou a vinda, ao Brasil, dos professores de Portugal”, salientou o professor Thiago. No início do mês de setembro, entre os dias 5 e 12, os professores Manuel e Margarida visitaram os Câmpus Pato Branco e Dois Vizinhos, estreitando relações com projetos desenvolvidos nestes locais. Em uma parte da visita, os quatro professores envolvidos diretamente no projeto conversaram sobre o andamento das atividades e definiram a visita dos brasileiros à Portugal, que ocorrerá no mês de março de 2019.
Além disso, os professores portugueses trouxeram um pouco de sua experiência acadêmica e científica para os docentes e acadêmicos de graduação e pós-graduação da UTFPR. Durante todo o dia 10, o professor Manuel ministrou um curso sobre “Produção de oliveiras em áreas marginais”, incluindo uma visita a um pomar localizado na cidade de Campo Erê, em Santa Catarina. No dia 11, a professora Margarida ministrou palestra sobre “Frações de fósforo no solo e sua importância na nutrição das plantas”, além de terem apresentado as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo IPB na área de agronomia das culturas e gestão da fertilidade do solo.
Essas atividades vão ao encontro do projeto de internacionalização dos cursos da UTFPR. O professor Cassol, que é vice-coordenador acadêmico do Programa MARCA (Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados em nível de Mercosul), destacou que “em seis anos do MARCA 17 estudantes vinculados às instituições da Argentina, Chile e Bolívia realizaram estudos em Pato Branco, e 21 estudantes de Pato Branco cursaram disciplinas e vivenciaram realidades específicas de países da Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela”.
O Acordo de Dupla Diplomação com o IPB, segundo o professor Regis Luís Missio, Presidente da Comissão de Internacionalização do Curso de Agronomia, foi aprovado em 2016 e a mobilidade discente teve início em 2017 e já possibilitou a estada de 7 estudantes brasileiros do Curso de Agronomia da UTFPR-PB, em Portugal, bem como 3 estudantes portuguesas em 2017. No primeiro semestre de 2019, já estão confirmados a ida de mais 4 estudantes brasileiros. “A partir de 2018 a UTFPR dá um novo passo neste processo com a aprovação do projeto de mobilidade docente, que tem por objetivo estimular a realização de atividades acadêmicas de pesquisa científica e tecnológica, que contribuam para o avanço da cooperação internacional entre grupos de pesquisa”, concluiu o professor Thiago.
Visita ao Campo de oliveiras em Campo Erê |