Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Internacionalização da Pós-Graduação

Internacionalização da Pós-Graduação

Publicado 7/1/2025, 2:38:17 PM, última modificação 7/1/2025, 3:15:23 PM
Docente da UTFPR Campus Pato Branco realiza missão técnica em uma das maiores Instituições de Pesquisa do mundo, na França

Em 2024, o professor Marcos Paulo Belançon realizou uma missão técnica no laboratório Conditions Extrêmes et Matériaux: Haute Température et Irradiation (CEMHTI), uma unidade de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), a maior instituição de pesquisa francesa e uma das maiores do mundo. Firmando uma parceria com o pesquisador Mathieu Allix, que é uma referência mundial na área de materiais vítreos e cerâmicos, foi submetido um projeto intitulado Reúso de vidros de cobertura de painéis fotovoltaicos para produção de vitrocerâmicas com propriedades inovadoras para o Le Studium - Instituto de Estudos Avançados do Vale do Loire. A visita ao Instituto teve o apoio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP). 

O projeto foi analisado por quatro avaliadores internacionais e recebeu uma pontuação de 98,31%, que garantiu a aprovação da proposta, divulgada no início de junho deste ano. O projeto está estreitamente relacionado com dissertações de mestrado desenvolvidas no PGTP, e atesta a qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas no programa. A pesquisa também está integrada ao contexto do Centro de Pesquisa em Transição Energética do Campus Pato Branco, que busca soluções para expandir a produção de energia renovável e também para garantir a sua sustentabilidade no médio e longo prazo. Por isso, aprimorar a extração, utilização e o descarte dos materiais utilizados para produção de energia é uma necessidade. 

Nesse contexto, em 2025, o professor Marcos teve sua participação aprovada no edital de afastamento para estágio pós-doutoral da UTFPR, o qual será realizado no Programa de Pós-Graduação em Física, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e incluirá um período de pesquisa no CEMHTI, com recursos obtidos por meio da proposta submetida ao Le Studium. A pesquisa contribuirá para o fortalecimento da interação entre estas duas instituições e a UTFPR. Outros projetos estão sendo elaborados para estabelecer uma parceria duradoura, que inclua o intercâmbio de discentes dos programas de pós-graduação e pós-doutorandos das três instituições.

Reportar erro