Inventum

Publicado 11/14/2019, 4:20:53 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:52 PM
IV Campeonato de Lançamento Balístico reuniu equipes de 20 instituições de ensino

Integrando a programação da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum, aconteceu na manhã do dia 12 de novembro, na pista de tiro de laço, do Parque de Exposições, o IV Campeonato de Lançamento Balístico.

 O desafio lançado aos participantes consistiu na unificação do conhecimento teórico com a aplicação prática no desenvolvimento do projeto e construção de um equipamento lançador de projéteis (bola de tênis). Em relação aos critérios de classificação foram pontuados a Exatidão, para quem lança a bola mais próxima de um alvo a 20,0m de distância, o Alcance, para quem lança a bola a uma maior distância horizontal, o Projeto, considerando a segurança e o emprego de materiais de reaproveitamento e de sucata. Ainda nesta edição, foi introduzido uma pontuação para a Apresentação, que permitiu a cada equipe realizar o seu “show” na hora do lançamento. Muitas equipes usaram efeitos com fogos de artifício, caracterização e vestimentas especiais e sons, com a ideia de tornar o evento atrativo para o público.

 A quarta edição contou com a participação de 20 equipes, sendo 9 delas representando 5 instituições de Ensino Médio e 11 equipes, representando 4 instituições de Ensino Superior. As equipes vieram dos municípios paranaenses de Chopinzinho, Coronel Vivida, Francisco Beltrão e Pato Branco, e do município catarinense de São Domingos.

 Após as duas rodadas de lançamentos, a equipe Santa Inês, do Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho, bateu o record na modalidade Alcance, marcando 100,04m e, na modalidade Exatidão, a Equipe Lança Chamas, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, precisou o lançamento a 0,44cm do alvo, sagrando-se as campeãs nas respectivas categorias. 

Com estes resultados a classificação geral das equipes foram os seguintes:

1° Lugar - Equipe Santa Inês, do Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho;

2° Lugar - Equipe Lança Chamas, da UTFPR de Pato Branco;

3° Lugar - Equipe Estilingue da Agro, da UTFPR de Pato Branco;

4° Lugar - Equipe Lança Perfume, da UTFPR de Pato Branco;

5° Lugar - Equipe MacGyver Newton, da UTFPR de Francisco Beltrão;

6° Lugar - Equipe Clube das Winxs, da UTFPR de Francisco Beltrão; 

 Foram também premiadas as modalidades:

- Destaque Ensino Médio - Equipe CVNSG, do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, de Pato Branco;

- Melhor Apresentação - Equipe CVNSG, do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, de Pato Branco;  

- Melhor Projeto - Equipe Lança Chamas, da UTFPR de Pato Branco;

- Melhor Exatidão -  Equipe Lança Chamas, da UTFPR de Pato Branco;

- Melhor Alcance - Equipe Santa Inês, do Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho;

A equipe Lança Chamas, participou com cinco integrantes, todos acadêmicos de Engenharia Mecânica e, conforme declarou  o estudante do 9º período, Lucas Biaggi Almeida, alguns integrantes já haviam participado de edições anteriores com bons resultados. “Foi muito legal participar, percebe-se que a cada edição o evento está crescendo e ficamos surpresos com o resultado, principalmente por ser o de Exatidão. Achávamos que o nosso resultado seria melhor no Alcance, no entanto constatamos que nosso projeto ficou com 0,20cm3 menor nas dimensões que poderia ter e isso influenciou nosso resultado geral”, declarou o acadêmico.

Para os organizadores do Campeonato de Lançamento Balístico, o evento superou a expectativa, tanto na quantidade de equipes que participaram, quanto na qualidade. “Tivemos o maior número de participantes nesta edição e o quesito apresentação deu uma dinâmica muito bacana para o evento, pois muitas equipes foram bastante imaginativas e engenhosas”, declarou o professor Neuri Lunelli, coordenador do evento.  Quanto aos equipamentos, “muita criatividade e inovação foi vista na construção e projeto dos equipamentos. Destacamos, que muitas equipes de Ensino Médio, mesmo sem terem tido amplos conhecimentos de Física, souberam construir com eficiência o equipamento lançador”, destacou Neuri. 

“A expectativa é que a próxima edição seja ainda melhor. Certamente, se atinge o objetivo de promover uma competição em que os alunos desenvolvem em uma atividade prática suas criatividades e exercitam a engenharia”, avaliou Neuri.

Foram distribuídos, além de troféus aos vencedores, R$ 5.000 mil em prêmios, concedidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco. O evento contou, também, com os patrocinadores masters da UTFPR na Inventum: A1 Formaturas, Cresol, Sebrae e Stone.

A iniciativa foi coordenada pelo professor do Departamento Acadêmico de Física  (DAFIS), Neuri Lunelli e contou com arbitragem dos professores do Câmpus Pato Branco, Dalmarino Setti, Ivo de Lourenço Júnior e Silvio Henrique Dellesposte Andolfato e do professor da UTFPR, Câmpus Francisco Beltrão, Jonas Joacir Radtke. 

Reportar erro