Matemática
Aconteceu, na tarde do dia 12 de novembro, durante a Feira de Ciência e Tecnologia – Inventum 2019, no Centro Regional de Eventos, a segunda e última etapa da UTFdx. O evento é uma gincana de Matemática que visa motivar o estudo de derivadas por parte dos estudantes de graduação da UTFPR. A primeira etapa foi realizada no dia 30 de novembro e classificou as 16 melhores duplas do Câmpus Pato Branco .
A etapa final da gincana contou com os confrontos das duplas classificadas que acompanhavam ansiosas a vez de irem ao quadro para tentar a classificação. No final a dupla Salsa e Cebo’ (lê-se “Salsa e Cebolinha”), dos acadêmicos José Lucas Roza de Moraes e Gustavo Bonfim Jodas, ganhou da dupla Tô Com Fome dx, dos acadêmicos Daniel Gustavo Favero e Marcelo Alvarenga de Carvalho Neto; na disputa de terceiro lugar, a equipe (leite)’=queijo (lê-se “Leite linha igual a queijo”), dos acadêmicos Leonardo Alex Sartori e Pedro Braza Fisher, derrotou a equipe Flane’ (lê-se Flanelinha), dos acadêmicos Patrick Catto e João Henrique Pereira Machado.
Os nomes das duplas faziam parte da diversão, com premiação para o nome mais criativo. Criatividade para brincar com os nomes e a Matemática não faltou aos alunos que usaram as notações de derivada para criar as melhores denominações que conseguiam imaginar. Exemplos: h’ bota ovo, As miga’, Fim da ‘, Os Mu’, RU faz farofa por favor, dentre outros. O nome campeão de votos foi: dx acontecer naturalmente, que mescla derivada e música, dos acadêmicos Brenno Souza Kawasaki Selli e João Victor Santos Klava.
O acadêmico Jefferson Rosa de Souza, da dupla Ω’ (lê-se "ômegalinha") comentou a experiência: “Foi incrível, nunca participei de uma competição tão divertida, vou participar todos os anos”. Para o acadêmico, Daniel Gustavo Favero, que ficou em segundo lugar, a gincana “foi emocionante, porque foi uma competição muito saudável e a gente participou com todos os nossos amigos sempre apoiando. Eles e a energia que eles passavam para gente era muito incrível!", declarou.
De acordo com as professoras do departamento acadêmico de Matemática (DAMAT), coordenadoras do evento, Larissa Hagedorn Vieira e Dayse Regina Batistus, “falas sobre companheirismo, não somente na dupla, mas com os demais competidores e sobre trabalho em equipe não faltaram nos depoimentos recebidos. Até os alunos que não passaram para a segunda fase elogiaram a estrutura, os prêmios e o clima de diversão que a UTFdx proporcionou”.
Para as coordenadoras, ao final, “fica o cansaço do dia divertido, o gostinho de quero mais e os representantes das duplas Salsa e Cebo’ e Tô com Fome dx para participarem da competição interinstitucional de derivadas no próximo semestre, no Câmpus da UTFPR, em Curitiba ”.
O evento foi uma iniciativa da UTFPR, Câmpus Curitiba , organizado pelo DAMAT e a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Câmpus Pato Branco e contou com o patrocínio das empresas Achieve Languages, Ana Roth Personal Trainer, Bem-Estar Método Pilates, Casa das Fechaduras, Conceito pb Imóveis, Manu Milani PMU Artist, Patolux e TransGoss Transporte e Logística. Contou, ainda, com o apoio voluntário de Bob's, Brasil Cacau, Burguer King Pato Branco , Empório do Pão, Livraria Alexandria, Nono Balin, Rafaelato, Sorvete do Chiquinho, Sorvetes do Tio, Sorveteria Massoca e Subway.