Inventum
Integrando a programação da terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, que aconteceu de 13 a 18 de outubro, no Parque de Exposições de Pato Branco , a UTFPR – Câmpus Pato Branco , por meio dos acadêmicos do 4º ano do Curso de Administração, promoveu as palestras da sexta edição do Tecsul e a Semana Acadêmica do Curso de Administração.
O Tecsul é um evento anual que busca fomentar o empreendedorismo, a tecnologia, a inovação e a criatividade, bem como integrar acadêmicos das instituições de ensino, empresas, entidades públicas e privadas e a comunidade em geral, através de palestras, workshops e minicursos. Esta edição teve como tema “Empreendedorismo: os novos horizontes trazidos pelas mídias digitais”.
Muitas parcerias colaboraram para a realização do evento, dentre elas, o projeto da disciplina de Gestão do Conhecimento, ministrada pelo professor doutor Gilson Ditzel, com o Projeto Educação Empreendedora do SEBRAE, coordenado pelo gestor Nézio José da Silva (SEBRAE) e professora doutora Elizandra Machado Follmann (UTFPR), com os professores do Curso de Administração, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco ; Sudovalley, CofeeBox, GBG, SEBRAE e PROEM. A realização também contou com o apoio dos patrocinadores: Banco do Brasil, A1 Formaturas, Ampernet, Aiqfome, Biocenter, Grupo Comelli, Grupo Pressotto, Rozimbo Peças, Bianchi e Felipe Pivatto Fotografia.
O cronograma do Tecsul concentrou as palestras entre os dias 16 e 18, levando profissionais de diferentes áreas, e que são destaques nacionais. Um público aproximado de 4.000 pessoas prestigiaram a programação, sendo que todas as palestras foram gratuitas.
Na abertura do evento, realizada na segunda-feira (16), aconteceu a palestra do medalhista olímpico de vôlei do Brasil, Marcelo Negrão, ídolo da modalidade na década de 1990, que ministrou sobre motivação, superação e trajetória profissional, falando sobre a sua história de conquistas no esporte. Segundo ele, a equipe brasileira de vôlei, na época, era formada por um grupo preparado para vencer. “Éramos jovens, unidos, com treinamentos intensos. Nossa união era muito forte, fomos o primeiro time a utilizar das vibrações, ou seja, comemorar, se abraçar. Essa postura fez com que conquistássemos a medalha de ouro”, disse Marcelo, inspirando os jovens presentes.
Na mesma noite, outra atração foi André Noel, mestre em programação e criador do canal “Vida de Programador”, com mais de 200 mil seguidores e inscritos em suas redes sociais. Ao criar experiência na área, surgiu o interesse de compartilhar aspectos da profissão. Foi então que criou o site “Vida de Programador” em 2011, onde conta histórias de profissionais da área em tirinhas de gibi. Desde então, o projeto vem crescendo, com seu canal no youtube e site, em que André criou produtos e empreendeu. Hoje, possui o maior site de tirinhas de humor focado para programadores e profissionais de T.I. baseado em histórias reais, também enviadas pelos leitores.
Outro destaque do primeiro dia do TECSUL foi a palestra do professor especialista em Negócios Digitais, Hector Felipe Cabral, que ministrou o Workshop de Criação de Negócios Digitais. Segundo o especialista “neste projeto inspiramos jovens e adultos a criarem novos negócios digitais, pensar fora da caixa e usar a criatividade para inovar nos negócios”.
Na terça-feira (17), às 19h, na Sociedade Rural, Alexandre Lima, Gerente de Negócios Digitais do Banco do Brasil, apresentou como a instituição, com 200 anos de atuação no mercado, está se tornando líder em tecnologia bancária. Na sequência, às 20h, também na Sociedade Rural, o jornalista Iberê Thenório, do canal no YouTube “Manual do Mundo”, com aproximadamente 9 milhões de seguidores, abordou o tema “Empreendendo no YouTube” e falou acerca de experimentos científicos em várias áreas, explicando situações do cotidiano e suas relações científicas.
Outros destaques da programação de terça-feira foram: a administradora e especialista em Marketing e CBO – Chief Brain Officer, Adair Christina, que falou sobre Neuromarketing na prática. Entusiasta de novas tecnologias, das neurociências e do comportamento do consumidor no contexto da web 3.0, abordou sobre neuromarketing, conceitos e fundamentos, os três cérebros, o comportamento humano, Atenção, Memória, Emoção e Hábito, Memória de curta e longa duração, Cérebro consciente e inconsciente dos consumidores, e Engajamento Emocional. E o especialista em marketing digital, Ricardo Fernandes, que abordou o tema “Google AdWords”.
Também na noite do dia 17, aconteceu o “youtubers time”, bate-papo com tema sobre “Marketing Digital”, entre Gusang (Gustavo Angheben) e Dayana Victoria Langaro, contando suas experiências no YouTube. Gusang, pato-branquense, tem o canal “Assopra Fitas”, sobre jogos, com mais de 2 milhões de seguidores. Dayana, também pato-branquense, tem o canal “Vogue & Mode”, sobre moda e influência digital.
Na última noite da programação, quarta-feira (18), às 20h e 30min, na Sociedade Rural, para marcar o encerramento, aconteceu o workshow de Thedy Corrêa, vocalista da Banda Nenhum de Nós, que falou sobre empreendedorismo e música, ressaltando a importância do trabalho em equipe. O palestrante contou passagens importantes da própria banda, exemplificou aspectos importantes e também interpretou sucessos da sua carreira.
Acadêmicos do 4º ano de Administação, organizadores da TecSul 2017 (6ª edição) |
Atualizado em 20/10/2017
Assessoria de Comunicação
Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.