JUB’s
Será que em meio à vida acadêmica, com horas de empenho aos estudos, provas e trabalhos é possível se dedicar, também, ao esporte? Para os acadêmicos Gabriel Ostapiv (Engenharia Mecânica), Lucas Ostapiv (Engenharia Civil), Fagner Cristiano Back Dantas (Engenharia Mecânica) e Luis Gustavo da Silva (Química), a resposta é sim. Dedicação e disciplina já fazem parte de suas rotinas há um bom tempo e tem lhes oportunizado conquistar resultados significativos, reconhecimento e muitos títulos no Taekwondo.
O próximo desafio que os atletas irão enfrentar são os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), que acontecerá nesta semana, entre os dias 10 e 15 de abril, em Goiás (GO). Os atletas, que estarão representando a UTFPR - Câmpus Pato Branco, embarcam no dia 12 para capital de Goiânia e competem nos dias 13 e 14 de abril.
Os irmãos Gabriel e Lucas Ostapiv, já vêm se destacando no taekwondo. Gabriel possui os títulos de campeão paranaense 2016, titular da seleção paranaense 2016 (adulto 68kg), campeão regional 2016, campeão da copa Paraná 2017, campeão regional 2017, vice-campeão do Brasil Open de Taekwondo 2017 e primeiro colocado no ranking final paranaense 2017. Sua mais recente conquista foi o título de campeão sul brasileiro, na Open Sul de Taekwondo (na categoria adulto, até 74 quilos), realizada em Camboriú, no último final de semana (07/04).
A expectativa de Gabriel que irá competir nesta mesma categoria (adulto, até 74 quilos), é positiva. Para ele “o brasileiro universitário é um campeonato muito importante, pois valoriza os atletas que estudam. É difícil conciliar os treinos e os estudos, principalmente em um curso de engenharia, que demanda muito estudo. Mesmo assim, estamos conseguindo treinar duas vezes por dia, e a expectativa para esse campeonato é boa. Espero poder voltar com a classificação para o Pan Americano”, declara o atleta.
Já, Lucas, possui em seu currículo os títulos de heptacampeão paranaense, três vezes vice-campeão brasileiro, titular da seleção brasileira juvenil em 2014 e participação no campeonato mundial juvenil no mesmo ano, campeão brasileiro em 2017, prata no Argentina International Open 2017 e reserva da seleção brasileira principal (categoria adulto) nos anos de 2016 e 2018. Nesta edição do JUB´s ele competirá na categoria adulto, até 80 quilos.
O acadêmico Fagner, também disputará na categoria adulto, até 63 quilos. Ele possui os títulos de bicampeão brasileiro; campeão da Copa do Brasil; campeão do Brasil Open; tetracampeão paranaense; três vezes seleção brasileira de taekwondo; bronze no Pan-Americano; vice-campeão sul-americano; prata no México Open; participação no Campeonato Mundial 2016 e a mais recente vitória é o título de campeão sul brasileiro, na Open Sul de Taekwondo (na categoria sub21, até 63 quilos), realizada em Camboriú, no último final de semana (07/04).
Fagner recorda, que seus treinos diários, tem alternado entre o taekwondo específico (3 a 4 dias entre segunda a sexta) e o treino físico (2 dias entre segunda e sexta). Como as aulas na UTFPR são em tempo integral, os treinos de taekwondo são feitos às 6 horas e os treinos físicos às 20 horas, no caso antes e depois do período de aula, respectivamente. Além disso, Fagner treina de 1 a 2 vezes na cidade de Saudade do Iguaçu, onde residem seus pais e onde iniciou os treinos até ingressar na Universidade. O tempo livre e os finais de semana, ele comenta que dedica para descansar ou rever matéria e fazer listas, o que torna sua rotina bem cansativa.
O acadêmico fala da importância que os JUB´s terão para ele. "Esta participação será importantíssima para o meu ano como atleta, pois será minha primeira experiência em um campeonato Universitário. Representa a oportunidade de fazer parte dessa história, de lutar em um campeonato internacional tão importante e de me manter lutando em alto nível”, declarou. As expectativas dele para este campeonato são grandes, “devido a importância do campeonato visando minha carreira e da oportunidade de colocar, tanto eu, quanto a UTFPR - Pato Branco no topo do Esporte de alto rendimento universitário brasileiro e entre os melhores da América consequentemente”, externou o atleta.
Nesta edição, o atleta Luis Gustavo não estará competindo, mas já possui vários títulos importantes em seu currículo. O atleta sagrou-se campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, do campeonato brasileiro de faixa colorida, da Copa das Confederações; terceiro colocado no Brasileiro faixa preta juvenil, primeiro lugar na Copa do Brasil; segundo no Grand Slam 2017 juvenil; terceiro no Grand Slam 2018 adulto, dentre várias outras destaques alcançados em seletivas e opens.
Os JUB’s são organizados pela Conferência Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e dentre as modalidades para este ano estão: futebol de campo, futebol 7, basquete 3×3, rugby 7, badminton, tênis, tênis de mesa, xadrez, jogos de praia, judô, karatê, jiu jitsu, luta olímpica e o taekwondo. Os resultados alcançados no JUB´s também servem como classificatórios para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais.