Pato Branco
Lançamento de livro

Publicado 5/27/2024, 2:12:23 PM, última modificação 5/27/2024, 2:12:36 PM
Livro inédito registra experiências de oferta de educação bilíngue em escolas públicas brasileiras

A tendência da oferta da educação bilíngue, entendida como o ensino de conteúdos por meio de duas línguas de instrução, tem sido notada no Brasil especialmente no setor privado. Porém, recentemente também têm sido observados esforços públicos de construção de espaços voltados para a educação bi/multilíngue de línguas de prestígio.

Como formadoras de docentes, as professoras Taisa Pinetti Passoni, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR-PB (PPGL), Michele El Kadri, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da linguagem (PPGEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Antonieta Megale, do Programa de Pós-Graduaçãoem Letras (PPGLetras) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) organizaram a publicação em formatoebook do livro Construindo Horizontes na Educação Bilíngue Pública: Reflexões e Utopias para a Equidade (Tikbooks, 2024) a fim de registrar algumas das iniciativas em andamento nas escolas públicas brasileiras.

Por meio do projeto Ensino Bilíngue na Rede Pública: Currículo, Materiais, Práticas, Desafios, Formação de Professores e Aprendizagens (UEL - Chamada CNPq/MCTI/FNDCT) foram realizados encontros com os profissionais responsáveis pela oferta bi/multlíngue em instituições de diferentes regiões do Brasil. Destes encontros, surgiu a proposta de publicação que visa marcar o início de um movimento em prol de uma educação bilíngue pública comprometida com a agentividade dos estudantes e com a equidade nos processos educativos.

O livro foi viabilizado por meio de fomento do PPGL da UTFPR-PB e do Cnpq (UEL - Chamada CNPq/MCTI/FNDCT) e está disponível para download gratuito por meio do link t.ly/oEkFn ou do QR code na imagem.