Letras
A Coordenação do Curso de Letras (COLET), da UTFPR, Câmpus Pato Branco , está ofertando à comunidade mais uma ação de extensão: o Clube de Leitura Virtual “Caminhos Escrevividos”, vinculado ao projeto COLETivizando Ideias: ações de acolhimento em tempos de pandemia.
A iniciativa oferta 20 vagas, sendo que cinco delas são reservadas à comunidade externa e as outras 15 serão para alunos e servidores da UTFPR.
Serão realizados 5 “encontros”, um por semana, nos quais serão lidos e discutidos contos da escritora brasileira Conceição Evaristo, um dos mais importantes nomes da literatura negra no Brasil.
Os “encontros” serão assíncronos, ou seja, não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado.
Quem participar de todos os “encontros”, com a realização das devidas atividades propostas, receberá, ao final, um Certificado de Participação de 10 horas.
Para inscrever-se, enviar e-mail com o assunto “Inscrição Clube de Leitura”, para o endereço: secretaria-dalet-pb@utfpr.edu.br. As inscrições serão por ordem de chegada e devem ser feitas apenas no dia 1º de junho. Não serão consideradas as solicitações de inscrição antes da data estipulada.
Para a inscrição:
- Informar no título do e-mail "Inscrição Clube de Leitura".
- No corpo da mensagem, enviar os seguinte dados: Nome completo / RA, se aluno; CPF e RG se público externo; SIAPE, se servidor da UTFPR / Curso que frequenta, se aluno; Instituição ou profissão, se público externo; Setor que está vinculado, se servidor da UTFPR / Endereço de e-mail / Telefone para contato.
Sobre o Projeto
O Projeto COLETivizando Ideias vem desenvolvendo várias outras atividades, tais como: Clube de Leitura “Caminhos Abensonhados”, sobre o escritor Mia Couto; Um abraço por dia – em que professores do curso postam nas suas redes sociais abraços virtuais; Um poema por dia – em que alunos podem gravar vídeos autorais de até 30 segundos para divulgar suas produções poéticas; dentre outras ações. A partir da semana que vem, também serão ofertadas Rodas de Conversa sobre importantes autoras da Literatura e de Educação, o Elas por Elas – o espaço das mulheres nas Letras e na Educação.
Dentre os principais objetivos, conforme destaca a coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, Rosangela Aparecida Marquesi, “todas essas atividades visam minimizar o impacto negativo que a pandemia do COVID-19 provocou nos acadêmicos, em virtude da suspensão temporária do Calendário Escolar, afinal, a poesia e a literatura têm o poder de colaborar no processo de humanização do ser”, declarou.
Existe a possibilidade de abertura de novas turmas, a partir da análise da demanda que surgir nas inscrições.