Publicado 5/29/2020, 5:53:50 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:02 PM
Clube de Leitura Virtual, "Caminhos Escrevividos", oferta vagas para a comunidade interna e externa. Inscrições dia 01.06

A Coordenação do Curso de Letras (COLET), da UTFPR, Câmpus Pato Branco, está ofertando à comunidade mais uma ação de extensão: o Clube de Leitura Virtual “Caminhos Escrevividos”, vinculado ao projeto COLETivizando Ideias: ações de acolhimento em tempos de pandemia.

A iniciativa oferta 20 vagas, sendo que cinco delas são reservadas à comunidade externa e as outras 15 serão para alunos e servidores da UTFPR.

Serão realizados 5 “encontros”, um por semana, nos quais serão lidos e discutidos contos da escritora brasileira Conceição Evaristo, um dos mais importantes nomes da literatura negra no Brasil.

Os “encontros” serão assíncronos, ou seja, não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado.

Quem participar de todos os “encontros”, com a realização das devidas atividades propostas, receberá, ao final, um Certificado de Participação de 10 horas.

Para inscrever-se, enviar e-mail com o assunto “Inscrição Clube de Leitura”, para o endereço: secretaria-dalet-pb@utfpr.edu.br. As inscrições serão por ordem de chegada e devem ser feitas apenas no dia 1º de junho. Não serão consideradas as solicitações de inscrição antes da data estipulada.

Para a inscrição:

- Informar no título do e-mail "Inscrição Clube de Leitura".
- No corpo da mensagem, enviar os seguinte dados: Nome completo / RA, se aluno; CPF e RG se público externo; SIAPE, se servidor da UTFPR / Curso que frequenta, se aluno; Instituição ou profissão, se público externo; Setor que está vinculado, se servidor da UTFPR / Endereço de e-mail / Telefone para contato.

Sobre o Projeto

O Projeto COLETivizando Ideias vem desenvolvendo várias outras atividades, tais como: Clube de Leitura “Caminhos Abensonhados”, sobre o escritor Mia Couto; Um abraço por dia – em que professores do curso postam nas suas redes sociais abraços virtuais; Um poema por dia – em que alunos podem gravar vídeos autorais de até 30 segundos para divulgar suas produções poéticas; dentre outras ações. A partir da semana que vem, também serão ofertadas Rodas de Conversa sobre importantes autoras da Literatura e de Educação, o Elas por Elas – o espaço das mulheres nas Letras e na Educação.

Dentre os principais objetivos, conforme destaca a coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, Rosangela Aparecida Marquesi, “todas essas atividades visam minimizar o impacto negativo que a pandemia do COVID-19 provocou nos acadêmicos, em virtude da suspensão temporária do Calendário Escolar, afinal, a poesia e a literatura têm o poder de colaborar no processo de humanização do ser”, declarou.

Existe a possibilidade de abertura de novas turmas, a partir da análise da demanda que surgir nas inscrições.

Reportar erro