Livro
Atuando há mais de 30 anos na docência, o professor do departamento acadêmico de Letras (DALET), Darci Zuffo, recentemente, lançou o seu mais novo livro “Relatos do Métrio”. A obra apresenta os relatos escritos por seu pai, Demétrio Zuffo, que narram fatos e acontecimentos desde a infância, vivida no Município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, até o momento em que decide sair da cidade.
Darci é descendente de Italianos e, como tal, não abre mão de uma boa conversa, nem de ser um eterno admirador do legado cultural, vivenciado em família. Ele comenta que sua inspiração em publicar o livro, surgiu da intenção de, primeiramente, “valorizar a inciativa de seu pai e ao mesmo tempo, assegurar que se perpetuasse a história de vida dele”. Outro motivo foi o de “incentivar aos acadêmicos e admiradores de literatura, a encontrarem inspiração para registrarem fatos do cotidiano e desenvolver habilidades em redação e escrita de crônicas familiares”.
O livro configura-se repleto de lembranças: uma obra que traz em suas entrelinhas um sentimento de nostalgia de um passado que não mais existe no tempo e no espaço. Por meio das recordações de seu pai, Darci resgata momentos inesquecíveis, acerca-se de pessoas caras que fizeram parte da trajetória de seus familiares, refaz, enfim, com coragem, motivação e afeto, a estrada de uma vida e a registra-os nos capítulos da obra.
Um exemplar do livro estará à disposição nas principais bibliotecas da cidade, bem como, para aquisição, na Livraria Letra Café, no centro da cidade.
O senhor Demétrio, atualmente, reside em Porto Velho (RO) e, segundo o professor Darci, ele continua escrevendo os relatos que continuam vivos em suas lembranças.
Capa do livro “Relatos do Métrio”. | Contracapa do livro “Relatos do Métrio”. Senhor Demétrio desfilando com seu Jeep Willys 1954 e abaixo uma amostra de sua caligrafia grafada há menos de uma década. |
Imagem da