Mulheres na Engenharia
Alunas do curso de Engenharia Elétrica da UTFPR Campus Pato Branco realizaram, entre os dias 31 de outubro e 25 de novembro, o curso Treinamento Profissional – Altium Designer. O curso foi realizado de forma on-line, totalizando 28h de treinamento, e foi ofertado pela própria Altium, empresa australiana multinacional de software.
O objetivo do curso foi ofertar treinamento em nível profissional para futuras engenheiras do campus no projeto de placas de circuito impresso (PCB) utilizando o software Altium Designer, o qual é um software de alta produtividade, possui muitos recursos e sua curva de aprendizado tende a ser mais complexa.
O curso foi organizado pelo professor Rafael Cardoso, do Departamento de Elétrica (DAELE), e 12 alunas participaram. O treinamento sobre o software foi conduzido pelo instrutor certificado em circuitos impressos (CPCD), engenheiro Tomas Chester da Chester Electronic Design do Canadá.
O treinamento foi voltado para as futuras engenheiras visando contribuir com a redução da assimetria de gênero dentro do mercado da engenharia, uma vez que o Altium Designer é o software líder mundial para projetos de PCBs em ambientes industriais e a demanda por profissionais habilitados no uso desse software vem crescendo. Relatos de egressos confirmam isso.
Portanto, as futuras engenheiras terão um grande diferencial em seus currículos para se inserirem no mercado de trabalho. Essa ação voltada para a redução da assimetria de gênero foi traçada em conjunto com a Altium, através do programa Altium Education Scholarship for Women, que reconhece que as assimetrias de gênero ocorrem em nível mundial e que ações são necessárias para que deixem de existir.
É importante destacar que a Altium foi uma grande parceira do Campus Pato Branco, visto que ofertou o curso de maneira gratuita e em horários flexíveis. Normalmente, o curso é ofertado de maneira concentrada e em três dias. Um treinamento como este, em nível profissional, custaria em torno de USD$ 32.500,00 que, na cotação de hoje, estaria em torno de R$ 176.000,00, sem considerar as licenças do software que também foram disponibilizadas.
Pode-se dizer que a UTFPR e essas 12 futuras engenheiras são privilegiadas, já que, até o momento, de acordo com a Altium, há somente 50 mulheres em todo o mundo inscritas em treinamentos como o ofertado. Dessas 50, 12 são da nossa universidade, constituindo o primeiro grupo a iniciar o treinamento. Os outros grupos no mundo que receberão treinamento similar são: o Digital Citizen Fund do Catar; Chandigarh University da Índia; Digital Citizen Fund Tech Centers de Cabul, Afeganistão e Paquistão e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos.
De acordo com o professor Rafael Cardoso, essa foi uma experiência muito importante, pois colocou as acadêmicas dentro da realidade profissional, em que a busca por qualificações deve ser permanente. Ainda, por ter sido um treinamento inteiramente ministrado em inglês, também as colocou em uma posição comumente encontrada no mercado de trabalho, no qual o inglês é obrigatório.
Sob a ótica da UTFPR-PB e da Altium, o treinamento foi uma ação extremamente exitosa. Assim, uma nova turma será aberta em 2023 e é importante que as acadêmicas acompanhem as notícias. O professor destaca também que gostaria de criar uma disciplina de projeto de PCBs e para isso está em tratativas com a Altium para tentar viabilizar o uso do software para propósitos acadêmicos para os discentes do campus.
Depoimentos de alunas participantes do curso:
Para mim, o curso foi extremamente produtivo, abriu um novo leque de possibilidades quanto ao desenvolvimento de PCBs, coisas que não vemos na faculdade, mas que são comuns no mercado do trabalho. Além disso, tive a oportunidade de aprender o desenvolvimento de PCBs em um software mundialmente utilizado, o que eu tenho certeza que vai me abrir muitas portas no futuro. Luana Riffel Bremm
Fazer parte do curso com a Altium foi uma experiência enriquecedora. Além de aprender as inúmeras utilidades do software, também foi possível exercitar o inglês através das aulas com o instrutor Tomas. O aprendizado do software me auxiliará na implementação de projetos que realizo na universidade, e o conhecimento adquirido será um grande diferencial no mercado de trabalho. Letícia Ferreti
Todas as ferramentas que usei durante a graduação aprendi por meios próprios. Foi difícil e trabalhoso conciliar as atividades da faculdade. Somente aos poucos consegui melhorar minha capacidade de aprender sozinha. Ter o apoio de uma empresa como a Altium, que oferece um bom material, a licença e todo o suporte necessário durante o curso, torna o caminho do aprendizado muito melhor. Que outros se sintam inspirados a apoiar a nossa formação, assim como o time da Altium faz com seu programa de incentivo às mulheres na engenharia. Gabriela Caline dos Santos