Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Participação em evento externo

Participação em evento externo

Publicado 10/18/2023, 2:49:31 PM, última modificação 10/18/2023, 3:01:29 PM
UTFPR-PB participa do 22º Congresso Brasileiro de Catálise (CBCAT), que reuniu diversos pesquisadores e profissionais da indústria química

Nos dias 25 a 29 de setembro de 2023, em Bento Gonçalves/RS, aconteceu a 22ª edição do Congresso Brasileiro de Catálise (CBCAT), com o tema Catalisando Reencontros e Transformações Químicas, em virtude da retomada do evento de forma presencial. Para a realização desta edição, a Sociedade Brasileira de Catálise (SBCAT) contou com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Participaram do CBCAT, representando a UTFPR-PB, o professor Rodrigo Brackmann, do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI), alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) Tamires Pereira Rosa e Filipe Kalil da Silva Naves, bem como os alunos da graduação em Química Alberto José Maroli Neto e Vitória Beatriz da Cruz Oliveira.

O congresso, realizado pela SBCAT e demais instituições parceiras, é um evento bienal que reúne pesquisadores, professores, alunos e profissionais da indústria química que se dedicam à investigação do uso de substâncias capazes de acelerar uma reação química sem serem consumidas por ela. Além de acelerar uma determinada reação, os catalisadores modificam a rota reacional, a indústria química emprega os catalisadores na produção de diversos produtos.

Estima-se que mais de 80% dos processos químicos industriais sejam catalisados. Pesquisadores investigam ainda, em escala de bancada, o emprego de diferentes catalisadores em reações de síntese orgânica, descontaminação de água e ar, processos de purificação de compostos químicos, entre outros.

A presença no evento foi possível graças ao auxílio financeiro da UTFPR (PPGTP, Coordenação de Química, NUAPE), CAPES e Fundação Araucária. A participação de alunos de graduação e pós-graduação em congressos do porte do CBCAT é extremamente importante, uma vez que estes têm a oportunidade de assistir a palestras de profissionais renomados do Brasil e do exterior e conhecer trabalhos na mesma linha de pesquisa ou de linhas de pesquisa completamente diferentes da sua. Isso permite que eles compreendam a forma com que o seu trabalho está inserido no contexto da pesquisa em Catálise no país.

Dentre os trabalhos apresentados nesta edição do congresso, estão os seguintes:

1. Heterojunções NiFe2O4/TiO2-Fe aplicadas na degradação fotocatalítica de glifosato em meio aquoso – Trabalho apresentado na modalidade oral por Alberto José Maroli Neto.

2. Nanopartículas Magnéticas NiFe2O4/TiO2 para Oxidação de As(III) em Meio Aquoso: síntese, caracterização e avaliação fotocatalítica – Trabalho apresentado na modalidade pôster por Tamires Pereira Rosa.

3. Degradação fotocatalítica do corante amarelo reativo BF-4G empregando nanopartículas de Ni-TiO2 – Trabalho apresentado na modalidade pôster por Vitória Beatriz da Cruz Oliveira.

4. Síntese verde de nanopartículas de ferro empregando extrato vegetal de folhas de Mangifera indica (manga) e aplicação na redução catalítica do 4-nitrofenol – Trabalho apresentado na modalidade flash oral (oral + pôster) por Filipe Kalil da Silva Naves.

5. Decomposição térmica de 8-hidroxiquinolinatos como estratégia de obtenção de óxidos mistos de cério e ferro – Trabalho apresentado na modalidade flash oral pelo Prof. Rodrigo Brackmann.