Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Eficiência Energética

Eficiência Energética

Publicado 4/12/2021, 4:18:49 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:25 PM
Pato a Jato é vice-campeã na categoria “Segurança”, na Shell Eco Marathon Américas 2021

Mais de 120 equipes, de instituições de todo o continente americano, participaram da Shell Eco Marathon Americas deste ano, a qual foi realizada totalmente online. A competição iniciou em dezembro de 2020 com alguns desafios, sendo que os planos escritos foram enviados em 03 de março e, hoje, dia 12 de abril, via live, foi divulgada a premiação. Na competição, foram avaliados mais de 400 planos escritos. A Pato a Jato conquistou o segundo prêmio na categoria off track - safety award, recebendo 750 dólares.

O modelo de segurança projetado pela equipe e agora premiado, confirma que as pesquisas e proposta apresentada vem ao encontro das premissas na área. “A equipe Pato a Jato possui na sua essência a missão de capacitar uma nova geração de profissionais, capazes de representar a inovação educacional proeminente, com eficiência e ética promovendo a aproximação do universo acadêmico com o mercado de trabalho. Nesse sentido, a segurança é parte fundamental dos trabalhos desenvolvidos dentro da equipe e recebe as mais diversas ferramentas e técnicas já consolidadas no mercado nacional e internacional. A utilização desses mecanismos busca criar uma experiência prévia dos membros com as metodologias de segurança no trabalho, além de desenvolver um senso de responsabilidade”, informaram os diretores da Equipe.

Tendo em vista a alta preocupação que a Shell expressa em suas políticas de segurança, a Pato a Jato observou a necessidade de implantar dentro de sua estrutura organizacional ferramentas que fomentem a segurança e possam ser enraizadas na cultura da equipe.

Nesse viés, o modelo de gestão utilizado prevê a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), responsáveis pela criação de eventos, fiscalização, elaboração de planos de segurança e da execução semestral de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Além disso, inúmeras outras atividades e itens estão previstos para garantir a segurança individual e coletiva do grupo.

“Temos a missão de promover a aproximação dos membros da Pato a Jato com o mercado de trabalho a partir das ferramentas organizacionais que aplicamos. Nesse sentindo, no off-track, buscamos mecanismos que mostram ainda mais a importância de desenvolver um plano de segurança dentro de cada organização. Trouxemos assuntos importantes como a importância do controle dos EPI'S, o desenvolvimento futuro de uma Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA) - pessoas destinadas a garantir a segurança de todos dentro e fora do paddock, entre outros. Desenvolver um projeto off-track é um grande aprendizado e essa conquista é mérito de todos que fazem parte da equipe", declarou a acadêmica de Engenharia Elétrica e diretora de projetos da Pato a Jato, Jaqueline Bierende.

Nesta edição da Competição, o formato online, desencadeou desafios além do convencional à Equipe, pois também sofreram os impactos da pandemia. Para o acadêmico de Engenharia Elétrica e diretor administrativo da Pato a Jato, Matheus Ghettino, “podemos afirmar que a competição virtual foi um desafio inédito para a equipe, sendo que hoje a Pato a Jato é composta por mais de 20 acadêmicos de vários estados do país. A organização e gestão dos trabalhos de forma remota dificultaram a execução de nossos projetos, porém buscamos aplicar uma filosofia cada vez mais profissional, e com isso estamos atingindo ótimos resultados. Nosso modelo de segurança ser premiado em uma competição internacional é uma prova de que a Pato a Jato está em constante melhoria, e consequentemente, capacitando futuros profissionais cada vez mais completos”.

A cada resultado conquistado, a Equipe Pato a Jato, orientada pelos professores do departamento acadêmico de Mecânica (DAMEC), Luiz Carlos Martinelli Júnior e Bruno Bellini Medeiros, se consolida no cenário internacional. "Essa premiação além de ser um reconhecimento de trabalho com segurança na equipe é um atestado da organização, comprometimento, profissionalismo e sobretudo a certificação de que estamos no caminho certo para cumprir as prerrogativas da cultura pato a jato, buscando acima de produzir protótipos eficientes, capacitar e inserir os membros ao universo do mercado de trabalho", destacou o acadêmico de Engenharia Mecânica e diretor de execução da Pato a Jato, Fernando Barbosa.

Na avaliação do orientador Bruno, obter mais este resultado é uma conquista que agrega em vários aspectos. “Tenho muito orgulho de cada resultado e dos profissionais que estamos formando na Pato a Jato, essa conquista é reflexo da organização, gerenciamento e distribuição de cargos e tarefas na equipe, tudo com muita seriedade e comprometimento. Em tempos de pandemia, poder contar com uma equipe responsável, respeitosa e que preza pela segurança me traz muita tranquilidade”, declarou o professor.

No momento a equipe está trabalhando no protótipo para adequar-se conforme a inspeção técnica virtual da Shell, que será realizada no fim de abril, a qual irá contar pontos para classificação para futuras competições presenciais.

Reportar erro