Pato Baja conquista segundo lugar geral na 21ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul
A equipe Pato Baja, da UTFPR Pato Branco , participou da 21ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul, realizada pela SAE Brasil (afiliada da SAE International - Society of Automobile Engineers), entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, em Caxias do Sul - RS, e conquistou o segundo lugar geral. O evento reuniu equipes universitárias de toda a região Sul do Brasil.
Nesta edição, a Pato Baja apresentou seu novo protótipo, o Pato X 4, primeiro modelo 4x4 da história da equipe. Essa inovação marcou um grande passo na trajetória do time, que colocou à prova o desempenho do novo sistema de tração selecionável em desafios rigorosos, como provas de aceleração, velocidade, frenagem, tração, suspensão e a exigente prova de enduro, que testa a resistência do veículo em condições extremas por 4 horas. O protótipo atendeu às expectativas, demonstrando sua robustez e capacidade, o que contribuiu para o excelente desempenho da equipe na competição, garantindo as seguintes colocações:
- 2º lugar geral;
- 1º lugar em frenagem;
- 2º lugar em tração;
- 3º lugar em super prime;
- 2º lugar nos melhores projetos de Design e Ergonomia, Gestão da Equipe e Suspensão e Direção.
Esses resultados representam uma enorme conquista, pois, sendo a primeira competição do novo protótipo, refletem todo o esforço, dedicação e trabalho em equipe que foram necessários ao longo do desenvolvimento do veículo 4x4. O próximo passo da equipe é aperfeiçoar os pontos críticos identificados durante a competição, buscando sempre aprimorar cada detalhe do protótipo.
O capitão da equipe, Emanuel Felipe Scolaro, destaca que “Participar da 21ª Competição Baja SAE Etapa Sul foi uma experiência muito boa, marcada por diversos aprendizados. Levamos um protótipo totalmente novo, com o sistema 4x4 que desenvolvemos pela primeira vez na história da equipe. Foi desafiador, mas ver o resultado desse trabalho sendo reconhecido foi muito gratificante. Ficamos muito felizes com o segundo lugar, o que mostra que estamos no caminho certo, mas também deixa claro que ainda temos bastante para evoluir. Agora, é foco para ajustar o que for necessário e chegar ainda mais fortes na Competição Nacional.”
O objetivo da equipe é evoluir constantemente e alcançar resultados ainda melhores na competição nacional, que ocorrerá no início de 2025. O compromisso e a dedicação da equipe continuam firmes para representar a UTFPR Pato Branco com excelência em todas as etapas futuras.
A Pato Baja, que projeta, dimensiona e fabrica protótipos off-road, é um projeto de extensão coordenado pelo professor Adelino Carlos Maccarini, do Departamento de Engenharia Mecânica (DAMEC) e, durante o evento, contou com a participação de 17 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Administração. A equipe foi acompanhada pelo próprio professor Adelino, que observou e orientou de perto o desempenho dos estudantes durante a competição.
Membros da equipe que participaram do evento:
Emanoel Felipe Scolaro – Capitão da equipe
Amanda Vitoria Schneider Manarin
Anna Giulia Zucco
Beatriz de Santiago Camilo
Bianca de Santiago Camilo
Davi Cantu Messias
Diogo Victor Wosnes
Felipe Antonio Zopeleto Ferreira
Isabela Casiraghi Fiorini
João Vitor Regimund
Jorge Luiz Beal Silva
Letícia Pacífico Portela
Luiz Eduardo Solaliendre Roa
Maria Carolina Stader Cunha
Makssuel Luiz Bernardino Pilatti
Stefany Vitoria Preto Pedroso
Yasmin Stefanello Padilha
A Pato Baja agradece à UTFPR pelo suporte e incentivo ao longo de sua jornada, aos professores que dedicam seu tempo e conhecimento para orientar a equipe, e aos patrocinadores e apoiadores que acreditaram e tornaram o projeto possível. A equipe também expressa sua gratidão aos ex-integrantes, cujo legado e dedicação foram fundamentais para a construção de uma base sólida que possibilita a evolução contínua do projeto. Cada conquista reflete o valor desse apoio essencial.
A UTFPR-PB parabeniza a Pato Baja pelos excelentes resultados alcançados na competição e pelo compromisso em representar o campus com excelência.