Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Pista de Atletismo

Pista de Atletismo

Publicado 7/13/2021, 6:00:01 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:40 PM
Novos procedimentos adotados pela UTFPR ampliam a utilização da Pista de Atletismo pela comunidade, em tempo de pandemia

A direção-geral da UTFPR, Campus Pato Branco, com o objetivo de otimizar e oportunizar a mais pessoas da comunidade o acesso e o uso dinâmico da Pista de Atletismo, durante o período de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19, adotou um procedimento complementar ao que já vinha sendo executado.

Entra em vigor, a partir de agora, a reserva prévia para a utilização da Pista de Atletismo, mediante o preenchimento do formulário de agendamento,disponibilizado somenteonline. As reservas poderão ser efetuadas a partir de desktop ou smartphone, preenchendo com os dados pessoais (e-mail, nome completo e CPF) e verificação da disponibilidade de dia e horário para a reserva. Visando ao uso dinâmico e rotativo da Pista, o limite máximo de horários de reservas para cada usuário(a) é de até cinco por semana, programados em horários diferenciados um do outro. 

Destaca-se que o tempo permitido a cada usuário(a) será de duas horas no total e o limite máximo permitido é de 20 pessoas por período/horário. A efetivação da reserva é condicionada à leitura do Protocolo de Biossegurança da UTFPR e ateste de concordância pelo(a) usuário(a). Este documento está disponibilizado para ciência  na etapa de preenchimento do formulário de agendamento. O usuário poderá solicitar o envio de comprovante de reserva para seu próprio e-mail, para eventuais conferências. 

Em relação às reservas para usuários em grupos específicos, a orientação é para que sejam realizadas individualmente. Haverá exceção quanto à forma de reservar para os usuários(as) pertencentes a órgãos oficiais ou corporações (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, etc), cujas atividades físicas sejam realizadas com regularidade ou sejam pré-requisito como treinamentos e testes pertinentes às suas rotinas e exercício das respectivas funções. Estas solicitações de reservas específicas, devem ser oficiadas à direção-geral da UTFPR, com certa antecedência, de forma que gere condições de buscar horários compatíveis ao pretendido. 

O horário de funcionamento da pista de atletismo, no momento, e de acordo com o Decreto Municipal n°8.964, de 09 de julho de 2021, será diário (segunda a domingo), das 06 horas às 22 horas. Em relação à iluminação, pela manhã, ocorre o acendimento programado às 6 horas e o desligamento automático ao nascer o Sol e o acendimento automático ao pôr do Sol e desligamento programado às 23h30min. 

As medidas de segurança adotadas e a serem seguidas pelos(as) usuários(as) são  aquelas exigidas pela Portaria Nº 572, dede julho de 2020 do MEC e consolidada no Protocolo de Biossegurança da UTFPR que incluem: uso obrigatório de máscara, controle de lotação máxima e manutenção do distanciamento mínimo de 2 metros. Além disso, os usuários da pista terão à sua disposição, no acesso principal do Campus (próximo à guarita), logística para automedição de temperatura e higienização. O novo procedimento adotado conta com o aval da Secretaria de Esporte e Lazer do Município, conforme disposto no Oficio 26/2021-SELPB, de 12.07.2021. 

A reserva mediante agendamento passa a ser a única forma de acesso regular à Pista e outras regras restritivas, já vigentes anteriormente, continuam valendo, a saber: aglomeração de qualquer forma, uso de bebedouro, consumo de alimentos, compartilhamento de objetos, uso de aparelhos para alongamento de flexibilidade do corpo, instalados em anexo à pista, e futebol de campo. Outras regras de restrição permanentes de acesso estão estabelecidas: entrada de animais, bicicletas, skate, motocicleta, patinete, patins, walk machine, hoverboard, e veículos sem autorização. 

A fiscalização do cumprimento às regras estabelecidas ficará ao encargo de cada usuário(a). Havendo sugestões, denúncias ou reclamações as mesmas devem ser formalizadas via e-mail à Direção-Geral da UTFPR, no endereço gadir-pb@utfpr.edu.br.  Em casos de outras demandas nesse sentido a recomendação é encaminhá-las ao site Fala.BR.