PPGDR

Publicado 10/5/2017, 4:13:36 PM, última modificação 11/3/2022, 5:37:18 PM
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional apresentou oito trabalhos em seminário internacional

Mestrandos e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR - Câmpus Pato Branco, participaram entre os dias 13 e 15 de setembro, do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional - Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), no Rio Grande do Sul (RS).

O Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional é um evento bianual, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - Mestrado e Doutorado), da UNISC. O evento já é realizado há 16 anos e reúne coordenadores de PPGs de todo o Brasil, bem como especialistas estrangeiros (Canadá, Chile, Áustria, França, Argentina). Neste ano, foram apresentados 380 trabalhos científicos, sendo oito desses apresentados pelos participantes da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual. A partir de 2002, o evento adquiriu abrangência internacional, com periodicidade bianual, e desde então vem se consolidando no Brasil, como um dos principais eventos que possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e demais Programas de Pós-Graduação das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre essa temática.

O PPGDR vem participando das edições (bianuais) desde 2011, uma vez que o evento se configura como um dos principais eventos da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia (Capes), na qual o PPGDR/UTFPR é credenciado. Além desse aspecto, a participação no evento é uma oportunidade para a divulgação das pesquisas desenvolvidas por docentes e professores, bem como para promover o networking com os demais programas de pós-graduação da área PLURD/Capes.

Para demais informações, confira o site do evento e, a seguir, a relação dos artigos científicos e participantes do PPGDR, no VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional:

1. "Refletindo sobre a política territorial brasileira e o caso do território Pampa/RS" (Cristiane Maria Tonetto Godoy e Nilvania Aparecida de Mello);

2. “O campesinato na modernidade: aspectos microssociais, continuidades e resistência” (Jean Filipe Favaro, Hieda Maria Pagliosa Corona)

3. “Geoprocessamento no território urbano dos espaços públicos de Francisco Beltrão-PR e Pato Branco-PR"​ (Vanessa Franciele de Gois, Giovana Faneco Pereira, Ney Lizandro Tabalipa, Nilvania Aparecida de Mello)

4. ​"​Uma reflexão sobre tecnologia digital nas escolas do campo como possiblidade para o desenvolvimento dos territórios camponeses" (Andreia Belusso e Edilson Pontarolo)

5. "​As dificuldades e anseios da juventude rural na reprodução da agricultura familiar" ​ (Mariana Beal Dengo e Hieda Maria Pagliosa Corona)

6. ​"​Relação centro X periferia no contexto universitário dos países centrais e latino-americanos"​ (Antonio Carlos Mazzetti, Marlize Rubin Oliveira e Giovanna Pezarico)

​7. "​PRONAF e Agricultura Familiar: o contexto do município de Cachoeira do Sul, RS"​ (Daiane Loreto Vargas, Aline Guterres Ferreira, Cristiane Maria Tonetto Godoy, Ana Cecília Guedes)

8. ​"​Produção e mercados da agricultura familiar orgânica: análise da experiência de um grupo de agricultores da rede ecovida de agroecologia no extremo oeste catarinense"​(Marlise Lovatel e Marcio Gazolla)

9. ​"​Desenvolvimento das cidades na perspectiva do desenvolvimento regional – estudo do caso de Pato Branco-PR"​ (Cassiana Ferreira Bachendorf Bruzamarello, Gilson Ditzel Santos, Hieda Maria Pagliosa Corona e Miguel Angelo Perondi)

Atualizado em 05/10/2017

Assessoria de Comunicação

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.