Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
PPGDR abre inscrições para mestrado e doutorado gratuitos

PPGDR abre inscrições para mestrado e doutorado gratuitos

Publicado 8/17/2023, 9:40:24 AM, última modificação 8/17/2023, 10:13:44 AM
Programa da UTFPR oportuniza profissionais a contribuírem com soluções práticas para a sociedade

Imagem ilustrativa

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) iniciou suas atividades em 2010 e, desde sua criação, trabalha incessantemente na promoção de ações e pesquisas que contribuam para a formação de profissionais atuantes no âmbito do desenvolvimento regional. Neste sentido, ao longo de seus treze anos de trajetória científico acadêmica, o PPGDR construiu um espaço aberto para a teorização e prática interdisciplinar sobre as relações entre sociedade e natureza, retribuindo à sociedade com projetos, análises e parcerias significativas que impactam concreta e positivamente a comunidade regional.

Com a Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, o programa proporciona a consolidação de novos olhares sobre campos e aspectos específicos das regiões, possibilitando a elaboração de pesquisas, estudos e propostas de intervenção em esferas que partem desde a configuração produtiva e comércio regionais, chegando até ao planejamento urbano das cidades e às estruturas socioculturais vigentes que interferem, não somente no cotidiano dos cidadãos, mas também nos processos de desenvolvimento regional. Assim, destacam-se pesquisas como a de Leandra Daiprai, que promove uma análise da rede de transporte público da cidade de São Miguel do Oeste - SC, ou Brenda Debona Soldatelli, que busca compreender os contextos e inter-relações envolvidos no encarceramento de mulheres na Cadeia Pública de Pato Branco - PR.

Ainda sobre a importância das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Linha Regionalidade e Desenvolvimento, destacam-se os estudos relacionados às áreas de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e realidade da população do campo. Este é o caso dos trabalhos de Pahola Cristiny Viecelli, que analisa o consumo alimentar regional com o intuito de entender hábitos e perfis de consumidores, bem como, Renata Borges Kempf, que aborda as ações de associações de mulheres nas etapas do processo produtivo, que envolve a produção, o controle financeiro e as estratégias de comercialização da agroindústria.

Por meio da Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, promovem-se olhares diversificados e interdisciplinares para o campo educacional, fomentando a formação de educadores na medida em que ampliam as competências e habilidades sobre aspectos distintos da educação formal e não formal, além de garantir a fundamentação de amplas perspectivas relacionadas aos diferentes aspectos da educação. Neste sentido, ressaltam-se as pesquisas de Daniana de Costa, que aborda as possibilidades de inter-relação entre educação ambiental e o ensino de matemática, e Antônio Carlos Mazzetti, que reflete sobre os processos de internacionalização dos programas de pós-graduação com foco em desenvolvimento regional.

Desta forma, o PPGDR desempenha importante papel na promoção de olhares inovadores sobre os diferentes aspectos e elementos regionais, corroborando com planos de intervenção, ações estratégicas e práticas efetivas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. A cada ano, consolida sua importância no meio acadêmico, científico e regional, possibilitando não apenas a formação de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, mas também agentes de mudança no âmbito das áreas em que atuam.

Recentemente, o PPGDR divulgou edital de seleção para as turmas de 2024. Tratam-se de 30 vagas divididas entre os níveis de Mestrado e Doutorado. As inscrições ocorrem até o dia 28 de setembro de 2023 e devem ser realizadas pela plataforma de requerimento.

Para mais informações, entre em contato com secretariastricto-pb@utfpr.edu.br - (46) 3220-2586.