Premiação

Publicado 11/9/2017, 4:22:23 PM, última modificação 11/3/2022, 5:37:30 PM
Alunos de Agrimensura conquistam medalha de bronze na II Olimpíada Brasileira de Cartografia

Foi divulgado, recentemente, o resultado da II Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), e a equipe do curso Técnico Integrado em Agrimensura, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, formada pelos alunos Gabriel Santoro Araújo, Maria Fernanda Fernandes, Milena Venturin e Kamila Dalla Valle, sob coordenação da professora Danielli Batistella, se classificou em terceiro lugar.

Nesta segunda edição da OBRAC participaram mais de 1.000 equipes, compostas por quatro alunos e um professor (chefe da equipe) por escola/instituição. De abrangência nacional, a Olimpíada é voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio (com idades entre 13 e 19 anos), das escolas da rede pública e privada.

As atividades da OBRAC iniciaram no mês de maio e foi composta por cinco etapas. As duas primeiras consistiram em provas teóricas de nível básico e avançado sobre os principais conceitos cartográficos. As três últimas foram provas práticas que envolveram a construção de maquetes do Arquipélago de Fernando de Noronha, elaboração de mapa digital das espécies de palmeiras em extinção no Brasil e um webmap da cidade de Pato Branco com os principais pontos de referência. Ao final, foram produzidos relatórios e vídeos acerca das atividades e submetidos à análise da comissão julgadora.

A chefe da equipe que representou a UTFPR, professora das disciplinas de Cartografia e Geopreocessamento, Danielli Batistella, atribui o resutado, também à colaboração de outros profissionais do Câmpus. “Quero prestar o agradecimento aos professores Silvio Henrique Dellesposte Andolfato, Priscila da Silva Victorino e Daniel Carvalho Granemann, do Departamento de Agrimensura e aos professores Jorge Jamhour e Giovana Faneco Pereira, do Departamento de Ciências Agrárias, pelo apoio e sugestões no desenvolvimento das atividades da Olimpíada, bem como à servidora Janaína Castro Gomes, que realizou a tradução dos vídeos para libras”, considerou a professora.

Entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, a equipe estará na cidade do Rio de Janeiro para receber a premiação e participar da Corrida de Orientação, que consiste numa modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo e o desafio ao praticante é passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Maiores informações podem ser visualizadas no site http://www.olimpiadadecartografia.uff.br

Maquete do Arquipélago de Fernando de Noronha

Atualizado em 09/11/2017

Assessoria de Comunicação

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.