Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Projeto de Extensão Amigos das Abelhas Sem Ferrão visita a Escola Zilda Arns – APAE-PB

Projeto de Extensão Amigos das Abelhas Sem Ferrão visita a Escola Zilda Arns – APAE-PB

Publicado 7/24/2024, 1:06:01 PM, última modificação 7/24/2024, 1:06:13 PM
Alunos aprendem sobre a importância das abelhas sem ferrão e participam de atividades interativas e educativas

No dia 21 de junho de 2024, os alunos da Escola Zilda Arns – APAE-PB tiveram uma manhã especial com a visita das abelhas do Projeto de Extensão Amigos das Abelhas Sem Ferrão, da UTFPR-PB. Este projeto tem como objetivo levar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão (ASF) para dentro das escolas, incentivando a criação destas abelhas tanto em instituições de ensino quanto em residências.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer diversas espécies de abelhas sem ferrão, como Mandaçaia, Mirim Droriana, Jataí, Mirim Nigriceps, Mirim Guaçu, Mirim Emerina e Lambe-olhos (a menor abelha do mundo). As abelhas estavam em caixas didáticas, permitindo uma observação detalhada da vida no interior das colmeias, incluindo a estrutura dos ninhos, os potes de mel e pólen, e as abelhas rainhas.

Os participantes aprenderam sobre a importância das abelhas na natureza e foram orientados sobre como proceder ao encontrar enxames de abelhas Apis (com ferrão) e a proteger os ninhos de ASF. Também foram ensinados a confeccionar ninhos-isca com garrafas PET e receberam sementes de cosmos, girassol e funcho para plantar em suas casas, contribuindo para a criação de jardins que possam atrair e alimentar as abelhas. A atividade foi finalizada com uma degustação de méis de abelhas sem ferrão (Jataí, Bugia e Manduri) e um delicioso pão de mel, promovendo um momento de confraternização entre todos os presentes.

Para o extensionista Felipe Pereira Leão, acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR-PB, participar do projeto é uma experiência enriquecedora: “Sinto orgulho em poder levar o conhecimento que estamos aprendendo na Universidade para a comunidade. Mostramos para os jovens estudantes que a importância das abelhas vai além da produção do mel e que elas precisam ser protegidas e preservadas. Também incentivamos a criação de abelhas sem ferrão nas escolas e residências.”

Claudia Bernardi Baldin, técnica administrativa extensionista do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC-PB), destacou a importância do projeto: “Este projeto de extensão, em parceria com as escolas, reforça a importância das ações da universidade pública junto à sociedade, especialmente no que diz respeito à inclusão das pessoas com necessidades especiais. Fiquei muito feliz de participar da visita na APAE, é uma experiência gratificante contribuir com essas ações e ver o interesse dos alunos em aprender.”

O professor Fabio de Freitas Lima, coordenador do projeto, anunciou que uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão será instalada na unidade da APAE-PB, assim como em outras instituições de ensino apoiadas pelo projeto, para que a comunidade interna possa cuidar da mesma e desenvolver habilidades de preservação e sustentabilidade. O Projeto de Extensão Amigos das Abelhas Sem Ferrão tem sido elogiado pelo ineditismo e pela abordagem dos critérios ESG relacionados aos 17 ODS estabelecidos pelo Pacto Global da ONU.

O sucesso da visita e a receptividade dos alunos reforçam a importância da continuação das atividades do projeto, que não só educam sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, mas também incentivam a preservação e a sustentabilidade nas comunidades.

Reportar erro