Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Projeto Rondon

Projeto Rondon

Publicado 7/4/2025, 2:35:47 PM, última modificação 10/2/2025, 11:39:31 AM
Estudantes da UTFPR-Pato Branco participarão da Operação Amazonas entre os dias 8 e 27 de julho

Entre os dias 8 e 27 de julho de 2025, a UTFPR-PB estará representada na Operação Amazonas, do Projeto Rondon, uma iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa que visa promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável em comunidades brasileiras. A ação acontecerá no município de Manaquiri (AM), e contará com a participação de oito estudantes e duas professoras da instituição.

Este é o oitavo projeto aprovado pela UTFPR-PB no âmbito do Projeto Rondon — e mais uma vez, com destaque nacional: a proposta ficou em primeiro lugar no Conjunto B (comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção), em um dos editais mais aguardados e disputados por instituições de ensino superior de todo o país. A UTFPR-PB foi o único campus da UTFPR aprovado nesta categoria, além de outras 11 instituições selecionadas em nível nacional.

A equipe levará à comunidade local oficinas educativas, culturais, sociais e tecnológicas, promovendo o intercâmbio de saberes e o fortalecimento da inclusão social. As atividades contemplam temas como educação ambiental, empregabilidade, jardinagem comestível, pensamento computacional, internet das coisas (IoT), jogos educativos, rotulagem, Canva e instalações elétricas.

Coordenada pelas professoras Giovana Faneco Pereira, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO-PB) e Raquel Dalla Costa da Rocha, do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI-PB), a equipe embarca no dia 7 de julho, partindo de Pato Branco , com retorno previsto para a madrugada do dia 28.

Rondonistas da UTFPR-PB:

Diana Nedochetko Strugal – Mestranda em Agronomia

Fernanda Scheibel Nascimento – Acadêmica de Agronomia

Higor Henrique da Silva – Acadêmico de Química

Jerffeson Kelly Silva – Acadêmico de Administração

Juliana Rosanti Kowalski – Acadêmica de Engenharia Elétrica

Laura Soares – Acadêmica de Engenharia Civil

Laryssa Rayane Zortea – Acadêmica de Engenharia da Computação

Taís Theisen – Acadêmica de Letras

O Projeto Rondon é muito mais que uma ação de extensão: é um movimento de escuta, presença e transformação. Ao atuar em territórios diversos e muitas vezes distantes das políticas públicas, o Rondon conecta o conhecimento acadêmico às realidades locais, valoriza os saberes das comunidades e inspira jovens a se tornarem agentes de mudança social.





Reportar erro