Química
Acontece neste sábado, 26 de maio, nos 13 Câmpus da UTFPR, bem como na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, as provas da II Fase da Olimpíada Paranaense de Química.
No estado do Paraná 2173 alunos estão inscritos para esta fase e, desses, 70 alunos são de colégios particulares e instituições de ensino público de Pato Branco, e 9 (nove) são alunos do primeiro e segundo ano, do curso Técnico Integrado em Agrimensura, da UTFPR - Câmpus Pato Branco.
Esses 70 alunos realizarão os exames na UTFPR – Câmpus Pato Branco, nas salas N 105, 106, 107, 108 e N 109, do bloco N, do Câmpus. A entrada dos candidatos inscritos aos locais do exame ocorrerá das 13h30min às 13h50min e a prova terá duração de três horas: das 14 horas às 17 horas.
Os exames da Fase II serão compostos por 28 (vinte e oito) questões de múltipla escolha e 2 (duas) questões do tipo verdadeiro/falso. O valor de cada questão é de 1 (um) ponto, sendo a pontuação das questões verdadeiro/falso de 0,2 ponto para cada item da questão. Os conteúdos serão os mesmos aprovados oficialmente pelo MEC como ementário da disciplina de Química para o Ensino Médio. Para os estudantes da Modalidade A os exames englobam conteúdos do primeiro e segundo ano, que não apresentam Química Orgânica, enquanto que para os estudantes do Modalidade B os conteúdos são referentes a todos os anos do ensino médio.
Os candidatos devem comparecer ao local do exame com documento de identificação (carteira de identidade ou outro documento com foto); levar caneta azul ou preta, ponta média, tonalidade escura, para passar as respostas no gabarito; podem levar lápis/lapiseira e borracha. É permitido o uso de calculadora, inclusive científicas, porém, não é permitido o uso de calculadoras programáveis de qualquer tipo.
Cada participante doará um quilo de alimento não perecível como forma de pagamento da inscrição. Os mantimentos arrecadados serão doados para instituição carente de Pato Branco.
O professor do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI) e coordenador local da Olimpíada, Vanderlei Aparecido de Lima, comenta que “mais uma vez a UTPFR fará parte de eventos de abrangência de Ensino Médio. Este tipo de evento promove a participação de alunos que um dia poderão ser nossos futuros acadêmicos”, considerou. Como exemplo nesse sentido, cita o acadêmico de Engenharia Elétrica, André Peres Galera, que na edição passada, enquanto aluno do curso Técnico Integrado em Agrimensura, ganhou a medalha de ouro regional na Olimpíada regional.
A segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências, no âmbito do Câmpus Pato Branco, está sendo organizada e coordenada, desde 2016 (primeira edição), pelos professores do DAQUI, Vanderlei Aparecido de Lima e Davi Costa Silva.