Calouros

Publicado 3/14/2019, 4:38:36 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:26 PM
Atividades de recepção e a primeira Gincalouros integrou calouros e veteranos marcando o início das atividades letivas

No início da manhã de quinta-feira (07), aconteceu o início das atividades letivas para os novos alunos do Câmpus Pato Branco. No total, 492 novos acadêmicos integram o quadro discente dos 12 cursos de Graduação, sendo: Administração (44), Agronomia (44), Ciências Contábeis (44), Engenharia Civil (44), Engenharia de Computação (44), Engenharia Elétrica (44), Engenharia Mecânica (44), Letras Português-Inglês (44), Licenciatura em Matemática (44) e Química (44); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (26) e Tecnologia em Manutenção Industrial (26).

A programação de recepção aos calouros foi coordenada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) e as boas-vindas foram proferidas pela Diretora professora Nilvânia Aparecida de Mello. Na sequência, ocorreu a apresentação dos coordenadores de cursos e houve uma dinâmica cultural com o coordenador do Curso de Engenharia Elétrica (COELT), Professor Everton Aguiar; palestra com tema "Desafios e Possibilidades da Vida Universitária", com o chefe do Departamento Acadêmico Ciências Humanas (DAHUM), Professor Sergio Paes de Barros. Na oportunidade, também ocorreu um pronunciamento dos servidores integrantes do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (NUAPE), os quais apresentaram os serviços prestados e projetos desenvolvidos; bem como aconteceu a entrega de “canecas permanentes”, pela Comissão de Sustentabilidade do Câmpus. Estas ações se repetiram aos calouros do turno noturno.

A recepção teve continuidade no dia 08 de março, com a “Gincalouros”, nos turnos da tarde e da noite. O Diretório Central dos Estudantes da UTFPR-PB, juntamente com alguns representantes de Centros Acadêmicos e estudantes voluntários, organizaram a Gincalouros, com o objetivo de integrar os calouros de todos os cursos entre si e também visando oportunizar aos mesmos se familiarizarem e conhecerem o Câmpus. “Para mim foi uma experiência nova. Quando os calouros chegam ao Câmpus, eles não conseguem ainda se localizar muito bem, devido ao tamanho da Instituição, e essa gincana nos proporcionou uma melhor localização do ambiente, além da integração com colegas de cursos diferentes do nosso”, relatou Henrique Moschetta, estudante do Curso de Engenharia Mecânica.

As atividades de recepção, contaram também com a colaboração dos Centros Acadêmicos, que estão desempenhando projetos importantes como o “Adote um Calouro”, onde estudantes veteranos se colocam à disposição dos calouros para acompanhar e explicar sobre o Câmpus, como se localizar na cidade, esclarecer dúvidas sobre o curso e até mesmo fornecer livros e materiais que já foram usados nas disciplinas, para que eles sejam reutilizados.

Reportar erro