Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Reconhecimento

Reconhecimento

Publicado 4/11/2019, 4:06:40 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:29 PM
UTFPR recebe Moção de Aplauso do legislativo pela parceria na obtenção da certificação de Cidade Amiga do Idoso

Em sessão deliberativa da Câmara Municipal de Vereadores, na segunda-feira (01), a UTFPR – Câmpus Pato Branco recebeu Moção de Aplauso, de autoria dos vereadores Vilmar Maccari (PDT) e Marines Boff Gerhardt (PSDB), pelos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Câmpus, em parceria com as demais instituições, que culminaram na certificação de Pato Branco no Programa Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, concedida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 19 de junho de 2018. Pato Branco foi o terceiro município do Brasil e o primeiro no Estado a receber essa certificação.

A honraria foi entregue ao diretor de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), professor Neimar Follmann, representando equipe de trabalho interdisciplinar e interinstitucional da UTFPR, composta por cerca de 75 pessoas, sendo professores, técnico-administrativos, alunos de graduação (Departamento de Humanas, Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Licenciatura em Letras e Química) e de pós-graduação (Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em Engenharia de Produção (PPGPS), além de professores e alunos da Faculdade de Pato Branco-FADEP e de  profissionais vinculados ao Rotary Club de Pato Branco.

Na oportunidade, também foram homenageados: a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), a secretária municipal de Ação Social, Anne Cristine Gomes da Silva, e estendida a todos os funcionários municipais envolvidos, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conceição de Maria Barroso Ritizmann e o Presidente Comissão Rotária, Ivan Orlandini.

Os homenageados agradeceram a reconhecimento e defenderam a ampliação das ações em prol da pessoa idosa.  A deputada federal Leandre, que liderou o movimento de certificação da cidade como Amiga do Idoso, lembrou que o Município recebeu a certificação pelas ações concretas e programas em desenvolvimento. Também pediu o comprometimento da sociedade, do Legislativo. “É a cidade referência no país e vai ser referência internacional”, pontou a deputada, que citou, por exemplo, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza como referência Pato Branco.

Em seu pronunciamento, o diretor Neimar enfatizou a importância de se trabalhar em conjunto. “Esse reconhecimento que estamos recebendo é uma demonstração de que Pato Branco é merecedor dessa Certificação e, de fato, devemos continuar trabalhando com esse propósito de melhorar cada dia mais a condição da pessoa idosa, o que de fato vai ser a nossa condição do futuro também, de todos nós”, declarou. Em nome da UTFPR, o diretor Neimar destacou o engajamento de toda a equipe de trabalho, especialmente o papel e comprometimento da professora Maria de Lourdes Bernartt, a qual coordenou a pesquisa de diagnóstico. “É um prazer e uma honra muito grande contribuir e dar essa retribuição para a sociedade. Fazemos isso de várias formas, mas nesta área, em especial, estamos atingindo um público muito querido para nossos familiares e toda a sociedade”, considerou.

Destaque

Entre as conquistas que contribuíram para que Pato Branco fosse o terceiro município do Brasil e o primeiro no Paraná a receber a certificação, há o reconhecimento enquanto 11ª melhor cidade para envelhecer no Brasil, considerando municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, em estudo divulgado pela Exame.com.

Destaque, ainda, para a criação do Fundo Municipal do Idoso e do site (através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), com informações e possibilidade de doações a serem deduzidas no imposto de renda.

Reportar erro