Pato Branco
Roda de Conversa

Publicado 7/13/2020, 5:41:19 PM, última modificação 11/3/2022, 5:39:09 PM
“Das águas da Amazônia para a sua cabeceira, mergulhando nos livros de Milton Hatoum"

Arte divulgação: Roda de Conversa, por Camila Ferreira

Nesta quarta-feira, dia 15 de julho, das 19h às 21h, o Centro Acadêmico de Letras (CALET), em parceria com o Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, e a Rocka Studio, realiza uma Roda de conversa virtual, com a participação do premiado escritor brasileiro Milton Hatoum.

O diálogo será mediado pela jornalista-literata e Storyteller, professora licenciada em Letras Português e Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mestra em Letras na linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Interartes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, Daiana Pasquim, e será transmitida no YouTube, pelo Canal da UTFPR, Câmpus Pato Branco.

Na oportunidade, o escritor manauense Milton Hatoum, considerado um dos principais autores - vivos - de literatura do Brasil, responderá as perguntas dos participantes, além de fazer várias revelações e falar sobre as suas obras.

O convidado Milton Hatoum estreou na ficção com "Relato de um certo Oriente" (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Seu segundo romance, "Dois irmãos", de 2000, foi traduzido para doze idiomas e adaptado para a televisão em 2017, no formato de minissérie produzida pela Rede Globo, além de teatro e quadrinhos. Com o romance "Cinzas do Norte" (2005), Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2008, sua primeira novela, "Órfãos do Eldorado", foi adaptada para o cinema, e em 2013 ele reuniu suas crônicas em "Um solitário à espreita". É colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Globo.

Daiana Pasquim é fundadora da Rocka Studios e do “Leitura de Ouvido”, o podcast que transforma linhas em ondas sonoras. Contos e poesias em domínio público tornam-se áudio dramas interpretados de forma cinematográfica. Escreve sua história ajudando os outros a narrarem a suas. Conheça mais sobre o seu trabalho no site https://daianapasquim.com/, e redes sociais @daianapasquim e @leituradeouvido

A mediadora concebe o evento como uma oportunidade singular que consolida sua afinidade e estudos das produções do autor.  “Faz sete meses que estou totalmente imersa na vida e obra do Milton Hatoum”, informou Daiana. “Dá para sentir a expectativa dele em falar com o público universitário. Muito embora esteja participando de várias lives nesta pandemia, creio que a Roda Hatoum terá um ingrediente diferente”, declarou.

A organização deste evento é norteada pela intenção de promover a manutenção do contato entre a Instituição e os acadêmicos, além de exercitar o desafio de se reinventar nesse cenário de pandemia. “Nossa motivação é demonstrarmos que estamos distantes apenas fisicamente, e não em pensamento. Somado a isso há a preocupação com a aprendizagem de nossos alunos. Estamos nos reinventando, a partir do uso de tecnologias a que não estávamos habituados. Outro motivo é que, por conta de estarmos distantes de grandes centros, a dificuldade de trazermos escritores importantes como o Milton Hatoum é muito maior presencialmente. Um evento virtual corta essa distância, possibilitando um contato com o autor que dificilmente teríamos em tempos ditos ‘normais’”, declarou a coordenadora do Curso, professora Rosangela Marquezi.

Aos que participarem, será emitida declaração de 3 horas. O formulário para a certificação será fornecido apenas durante a transmissão do evento.

Dúvidas podem ser elucidadas pelos e-mails: colet-pb@utpfr.edu.br / calet.pbutf@gmail.com

Reportar erro