SAÚDE
A Organização Mundial da Saúde, com o desejo de conscientizar a população sobre a necessidade do autocuidado e prevenção de doenças, instituiu o dia 7 de abril, como o Dia Mundial da Saúde. Para 2018, foi escolhido o tema: “saúde para todos”. O intuito é de no decorrer do ano, serem realizadas atividades conectadas com essa proposta em todo o mundo.
A UTFPR - Câmpus Pato Branco, não ficou de fora dessa importante campanha. Em comemoração à Semana Mundial da Saúde, o Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos (CIMCO) do Câmpus Pato Branco, realizou no último dia 9 de abril, algumas atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade interna para a adoção de comportamentos de valorização da vida, enfatizando a prevenção por meio da difusão de informações e conhecimentos.
As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde - NASF. A ação contou com a presença de diversos profissionais da saúde como farmacêutica, enfermeiras, nutricionistas, odontologistas, assistente social e psicóloga.
Durante este dia foram realizadas verificação de pressão arterial, teste de glicemia, peso, altura e IMC (índice de massa corporal) compondo uma avaliação nutricional. Orientações para prevenção de doenças e atendimentos de alguns casos individuais também foram compartilhadas nos três turnos (manhã, tarde e noite). Foram distribuídos 50 kits de higiene bucal (escova de dente, creme e fio dental) além de aproximadamente 100 escovas de dente com orientação de dentistas do município.
No hall do Bloco B, foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Aproveitando a oportunidade como forma de prevenção e conscientização, foi feita a distribuição de preservativos masculinos e femininos e ainda material informativo sobre DSTs.
Para a coordenadora do Cimco, no Câmpus, professora Lisiane Fernandes Soares, “as ações realizadas neste dia são de fundamental importância para despertar na nossa comunidade o interesse ao cuidado da saúde e dar oportunidade a todos do contato com estes profissionais, que talvez o aluno e servidor não tivesse, caso fosse necessário se deslocar até um posto de saúde”. Ela destaca que “o dia foi de intenso atendimento. Cerca de 500 pessoas compareceram na tenda montada no pátio central e mais de 400 testes rápidos realizados na área médica”. Relatos como ‘eu nunca soube qual era minha pressão arterial e nível de glicose no meu sangue’ eram comuns de se ouvir, “o que reforça a importância de trazermos esse tipo de trabalho para dentro da comunidade acadêmica”, desatacou a coordenadora. Em uma avaliação geral, “o propósito se cumpriu para esta edição, considerando as filas grandes se formaram, mostrando o grande interesse de participação e a oportunidade de fazermos novamente ações deste tipo no nosso Câmpus”, destacou Elisiane.
As próximas ações do Programa serão concentradas no mês de maio, com o mote Maio Amarelo. Entre as atividades será montada tenda para compartilhar informações preventivas de acidentes, com a participação do corpo de Bombeiros e Polícia Militar e, também será realizada campanha para doação de sangue.