Saúde
De acordo com as pesquisas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa hoje o primeiro em altos níveis de ansiedade e estresse entre estudantes e professores universitários. O que era para ser um ambiente de alegria, descobertas, desafios e trocas de experiências, passa a dar lugar a noites mal dormidas, bullyng e desânimo.
Com o desejo de abrir espaço para troca de vivências e debates acerca do assunto, e proporcionar um ambiente estudantil mais agradável, de 01 a 03 de outubro, no Câmpus Pato Branco, foi realizada a "Semana de Saúde Mental", organizada pela Comissão de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Câmpus.
Na manhã e tarde da segunda-feira, dia 01, foram realizadas ações de fortalecimento dos Centro Acadêmicos (Cas), com o Professor Gustavo Lacerda. Na terça-feira, dia 02, ocorreu o "Dia D", uma força tarefa para mobilizar os alunos a responderem ao Questionário de Saúde Global em Universitários. Ainda na terça-feira, ocorreu também o "Dia da felicidade", desenvolvido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com a Comissão de Saúde Mental e Qualidade de Vida. A programação foi extensa, com palestra do Professor Sérgio Paes, no pátio entre os blocos M e N; Rodas de conversa conduzida pelos próprios universitários, com piquenique e uma das grandes sensações, foi a disponibilidade de um escorregador inflável para diversão de todos. Já na quarta-feira, dia 03, ocorreu a Oficina de Estudo de Caso com Docentes, mediada pelas servidoras do Câmpus Giliane Schmitz e Claudineia Lucion Savi.
Na ocasião da Semana da Saúde Mental foram discutidos casos reais (sem identificação) de alunos da UTFPR Pato Branco com diagnósticos de Psicopatologias, com o objetivo de levar aos docentes a possibilidade de análise e elaboração de estratégias relacionadas aos casos.
Para a comissão organizadora, as ações desenvolvidas atingiram um bom número de pessoas. Através de relatos de discentes e docentes nas atividades, observou-se a real necessidade de a saúde mental continuar a ser debatida e promovida na UTFPR.