Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
SEI - SICITE 2019

SEI - SICITE 2019

Publicado 6/19/2019, 4:36:30 PM, última modificação 11/3/2022, 5:38:36 PM
Evento de lançamento reuniu a comunidade e autoridades e deu início a fase de inscrições

No último dia 31 de maio, no anfiteatro da UTFPR Campus Pato Branco, foi realizado o evento de lançamento do IX Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE). Os eventos são considerados os maiores eventos de divulgação das produções técnico-científicas da UTFPR. Pela primeira vez, os eventos serão realizados integrados, e ocorrerão durante a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – INVENTUM. O SEI e SICITE acontecerá na cidade de Pato Branco, de 11 a 13 de novembro de 2019, com o tema: “Integrando Pesquisa, Extensão e Inovação”.

O objetivo dos eventos é oferecer uma oportunidade para que pesquisadores e alunos apresentem e divulguem os trabalhos de extensão, inovação, empreendimentos pré-incubados, iniciação científica e tecnológica desenvolvidos pelos 13 campi da UTFPR. Neste ano os acadêmicos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos tanto para a comunidade interna como para a externa a UTFPR, dando assim uma maior visibilidade e interação com a produção científica da universidade.

A abertura da solenidade contou com a apresentação musical, executada pelos alunos Maria Eduarda Medeiros Thiele, do Curso de Licenciatura em Matemática e Felipe Jordão Freitas de Mendonça, do Curso de Engenharia de Computação.

A mesa de honra foi presidida pela vice-reitora da UTFPR, professora Vanessa Ishikawa Rasoto; e composta pela diretora de Graduação e Educação Profissional do Campus Pato Branco, professora Nilvânia Aparecida de Mello, representando o diretor-geral do Campus Pato Branco, professor Idemir Citadin; pelo secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Geri Natalino Dutra, representando o prefeito municipal Augustinho Zucchi; pelo chefe do departamento de Iniciação Científica da UTFPR - Reitoria, professor Charlie Antoni Miquelin, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Valdir Fernandes; pelo  diretor da Agência de Inovação da UTFPR, professor Gilberto Branco, nesta ocasião representando o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Douglas Paulo Bertrand Renaux; pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Pato Branco, professor Sandro Cesar Bortoluzzi; pelo diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Pato Branco, professor Neimar Follmann; pelo presidente da Comissão responsável pela organização do 24º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE), professor Paulo Rogério Novak; e pelo presidente da Comissão responsável pela organização do IX Seminário de Extensão e Inovação (SEI), professor Thiago de Oliveira Vargas.

Em seu pronunciamento a vice-reitora Vanessa mencionou indicadores recentes da Instituição e destacou a importância que o momento terá entre a comunidade acadêmica. Em sua avaliação, realizar esse evento pela primeira vez unificado e com a presença de todos os acadêmicos no mesmo espaço mostra a comunidade a importância dos projetos realizados pela UTFPR.

Na avaliação da diretora Nilvânia, é um momento singular para a UTFPR realizar os eventos de forma integrada e poder compartilhar com toda a comunidade. “O SEI é o evento que existe dentro da UTFPR para que todo bom conhecimento, as boas práticas, os processos, tudo o que nós fazemos aqui com tanta qualidade chegue até a população, fazendo com que isso ganhe uma nova dimensão e novo sentido. Então, é nesse momento e nesse sentido que o momento é histórico, porque ter um SEI-SICITE de forma integrada, significa atingirmos o que é o nosso objetivo maior, produzir conhecimento e levar esse conhecimento até a sociedade”, declarou.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, a participação da Universidade na Inventum será de grande importância levando em consideração as atividades propostas pela Instituição que envolve todo público acadêmico e externo. “A Universidade é, sem dúvida, um dos carros chefes da Inventum devido a apresentação dos projetos que desenvolve. A educação é única forma de nos tornarmos democráticos, iguais, e isso só acontece pelo conhecimento”, pontuou o Secretário.

Charlie Antoni Miquelin, chefe do Departamento de Iniciação científica da UTFPR destacou ter ótimas expectativas e que o evento será um divisor de águas tanto para a Inventum quanto para a UTFPR.

 ‘’Vocês vão receber aqui, várias pessoas para mostrar o que vocês gostam de fazer, seja na inovação, seja na extensão, seja no empreendedorismo ou seja na pesquisa, e isso é fundamental para criação do estudante, para valorizar aquilo que vocês fazem como universidade, e mostrar que somos capazes de muito mais”, declarou o professor Gilberto Branco.

Na oportunidade, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sandro, divulgou a página do evento para submissão de trabalhos https://eventos.utfpr.edu.br e apresentou as informações relacionadas aos prazos, a saber: de 17/06 a 19/08, para a submissão dos trabalhos; aceite final dos trabalhos, até 01/10; e as inscrições, de 01/10 a 11/10.