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Semana de Planejamento/Capacitação 2023-2

Semana de Planejamento/Capacitação 2023-2

Publicado 8/11/2023, 3:42:23 PM, última modificação 8/11/2023, 4:47:45 PM
Atividade de avaliação e apresentação dos resultados dos dois primeiros anos da gestão 2021-2025 é realizada no dia 31/07

Atividade de avaliação e apresentação dos resultados dos dois primeiros anos da gestão 2021-2025

No dia 31/07/2023, às 14h, no Anfiteatro do campus, os professores e técnico-administrativos participaram da atividade de avaliação e apresentação dos resultados dos dois primeiros anos da gestão 2021-2025, realizada pela Direção-Geral do campus como parte da programação da Semana de Planejamento e capacitação 2023/2.

Os servidores receberam, por e-mail, ainda pela manhã, um material detalhado com os pontos relevantes dos dois primeiros anos da gestão atual do Campus: 2021 a 2023. O objetivo da atividade foi realizar uma discussão aberta sobre o assunto. O material traz, inicialmente, um histórico das principais ações realizadas desde o início da gestão, em 2021, e, em seguida, um resumo dos resultados alcançados que fazem parte do cumprimento dos objetivos definidos para a Direção-Geral, as Coordenadorias e Diretorias.

O Diretor-Geral, professor Gilson Ditzel Santos, realizou a abertura do evento, apresentando, resumidamente, dois pontos principais referentes às ações da gestão: a execução e avaliação do planejamento estratégico construído coletivamente; e a adesão à lógica do diálogo – solução dos problemas de forma coletiva, dialogada nos diversos momentos, formais e informais, buscando o diálogo pleno. Um exemplo é a implantação dos Conselhos Especializados de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Relações Comunitárias, que visam promover uma gestão colegiada.

Também, foram destacados dois grandes pontos em que ainda se busca melhoria: o estabelecimento de uma relação mais forte com a reitoria para resolver problemas históricos do campus, como a falta de servidores técnico-administrativos; e investimentos necessários para a infraestrutura do campus em obras e equipamentos.

Além disso, destacou-se a questão da necessidade de ainda maior intensificação na interação da UTFPR-PB com a sociedade, na busca contínua pela transformação de realidades sociais de forma efetiva.  

Logo após, a Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos, Daiane Ruzza, apontou alguns aspectos desenvolvidos pela COGERH e despediu-se do cargo de coordenadora. Na sequência, falaram o coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Rudinei Silvestro; o diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Gustavo Lacerda Dias, e a responsável pela Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas, professora Samoara Viacelli da Luz; a diretora de Planejamento e Administração, Carline Marquetti, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emerson Giovani Carati; e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Dalmarino Setti. Todos destacaram pontos importantes desenvolvidos em suas coordenações e diretorias durante esses últimos dois anos da gestão.

Por fim, foi aberto o momento para perguntas, discussões, questionamentos e contribuições dos presentes na atividade.

Observação: antes da abertura do evento,  ocorreu a apresentação do esquete teatral Mr. Paradise,do Grupo de Teatro Artífice UTFPR, com direção e adaptação de Mauricio Maculan; e elenco Mauricio Maculan e Maryeli Cristina Antonelli. 

A Semana de Planejamento e Capacitação ainda ofertou uma Roda de Conversa sobre Nós e nosso e trabalho na UTFPR, que aconteceu no dia28/07/2023, na Sala de Treinamentos. O evento contou com um grande número de participantes e objetivou promover o diálogo entre servidores sobre os sentidos de nosso trabalho na Universidade Pública, a partir dos resultados de uma pesquisa de doutorado que analisou os sentidos que técnico-administrativos e docentes de um campus da UTFPR dão ao seu trabalho.

Nos dias 31/07 e 01/08 tambémocorreu o Curso online de Planejamento de Contratação na UTFPR. O curso reuniu um grande número de servidores. Foram mais de 300 participantes online.

Cabe também destacar que no período de 27/07 a 04/08 ocorreram as reuniões de planejamento dos departamentos e coordenações de cursos (graduação e pós-graduação), além de cursos que ofereceram treinamento aos professores, como o realizado pelo Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE), que ministrou, aos docentes do departamento, o curso sobre o software Ansys Electronics: Análise Eletromagnética utilizando o Maxwell 2D e 3D, nos dias 01, 02 e 03/08.