Home
/
Notícias
/
Pato Branco
/
Stricto Sensu

Stricto Sensu

Publicado 9/12/2019, 10:00:37 AM, última modificação 11/3/2022, 5:38:46 PM
Professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção apresentaram artigos nos Estados Unidos

Com vistas a apresentar as pesquisas realizadas, consolidar e estabelecer novas parcerias científicas para o aprimoramento das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), professores e alunos participam, sistematicamente, de eventos nacionais e internacionais na área. 

A mais recente experiência aconteceu, de 09 a 15 de agosto, na International Conference on Production Research (ICPR), realizada em Swissôtel, Chicago, Illinois, nos Estados Unidos da América (EUA). A ICPR é realizada a cada dois anos pela International Foundation for Production Research, e essa foi a sua 25ª. edição. Pesquisadores de mais de 20 países apresentaram trabalhos científicos relacionados ao grande tema Manufacturing Innovation: Cyber Physical Manufacturing.

Na oportunidade, os professores Gilson Ditzel Santos (PB), Gilson Adamczuk Oliveira (PB), Edson Pinheiro de Lima (CT) e Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa (CT), e o aluno Marcos Colla, apresentaram artigos relacionados aos temas específicos: Cidades Inteligentes, Estratégias de Manufatura e Cadeias de Suprimentos Sustentáveis. O professor Gouvêa, também coordenou sessão temática.

Conforme informações do professor Gilson Ditzel Santos, a participação do PPGEPS no evento, já vem ocorrendo há alguns anos. “Este tradicional evento da área de Engenharia da Produção, tem contribuído para que o PPGEPS seja reconhecido internacionalmente. Em 2013, o responsável pela organização do XXII ICPR, realizado em Foz do Iguaçu, foi o professor Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa. O PPGEPS esteve representado por professores e alunos nas conferências subsequentes, as quais aconteceram nas Filipinas, Polônia e agora, nos EUA”, complementou.

Síntese dos artigos apresentados e respectivos autores:

Tópico: Smart City

Information technology acceptance in public safety in smart sustainable cities: a qualitative approach

Artigo sobre a percepção dos Comandantes da Polícia Militar e Civil de Pato Branco sobre o uso de novas tecnologias para a segurança pública. É o trabalho inicial de uma pesquisa que foca na otimização dos serviços de emergência prestados, em especial, pela PM.

Vanessa Tonette Oliveira (mestranda do PPGEPS) e Gilson Ditzel Santos

Public safety decision-making in the context of smart and sustainable cities

Artigo que avaliou a influência do uso da informação na tomada de decisão por gestores da segurança pública em Pato Branco.

Marcos Colla (mestrando do PPGEPS) e Gilson Ditzel Santos 

Tópico: Case Studies and Application

Operations Management in Emergency Medical Services Response Time in a Brazilian Mobile Emergency Care Service

Pesquisa que Analisa o tempo de resposta do SAMU, na região Sudoeste do Paraná, para atendimentos de emergência.

Marcos Colla, Gilson Oliveira e Gilson Ditzel Santos 

Tópico: Sustainable Supply Chain

Sustainable implementation success factosr of AGVs in the Brazilian Supply Chain Management

Apresenta os fatores de sucesso da implementação de veículos autoguiados em empresas brasileiras.

Guilherme Teixeira Aguiar (mestrando PPGEPS), Gilson A. Oliveira (PPGEPS), Nikolai Kazantsev (Alliance Manchester Business School, University of Manchester, UK); Dalmarino Setti (PPGEPS); Kim Hua Tan (Nottingham University Business School, University of Nottingham, UK)

Application of MCDM method for technologies selection to support energy management
Aplicação do Método MCDM para Seleção de Tecnologias para Apoiar o Gerenciamento de Energia

Caio Cesar Ferreira (PUC-PR), Everton Vieira (Mestre PPGEPS/UTFPR-doutorando PUC-PR), Sergio E. Gouvêa da Gosta (PPGEPS), Eduardo R. Loures (PUC-PR/UTFPR), Edson Pinheiro de Lima (PPGEPS)

Homogeneity aspects on sustainability disclosure: A study on OCEPAR, Brazil

Aspectos de homogeneidade na divulgação de sustentabilidade: um estudo sobre o OCEPAR, Brasil

Oldair Roberto Giasson (doutorando PUC-PR), Edson Pinheiro de Lima (PPGEPS), Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa (PPGEPS), Gilson Adamczuk Oliveira (PPGEPS), Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira (UTFPR).

Reportar erro