Stricto Sensu
Pesquisa em análise de imagens, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), do Câmpus Pato Branco, conquistou o segundo lugar no Concurso de Teses e Dissertação em Visão Computacional.
O trabalho “Análise de textura usando descritores fractais estimados pela interferência mútua de grupo de pixels coloridos” (Texture analysis using fractal descriptors estimated by the mutual interference of groups of colored pixels), do egresso do PPGEE, André Marasca, foi orientado pelo professor Dalcimar Casanova e co-orientado pelo professor Marcelo Teixeira e conta com 1 artigo publicado em congresso, 2 artigo e revista, um já aceito e um submetido.
O concurso foi realizado em duas etapas, uma primeira pré-seleção, onde quatro dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado de todo o Brasil foram escolhidas para avançar na segunda etapa, que consistiu em uma apresentação presencial, no dia 09 de setembro, durante o evento WCV’2019 – XV Workshop on Computational, ocorrido em São Bernardo do Campo, São Paulo (SP), concorrendo ao prêmio de melhor dissertação nacional no período de 2018 à 2019 (nível mestrado).
Os estudos realizados pelo pesquisador André Maraca, já tiveram início durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de sua graduação de Engenharia de Computação, também orientado pelo professor doutor Dalcimar Casanova. “Isso contribuiu para que as pesquisas para esta dissertação no curso de mestrado fossem concluídas em menos de dois anos pelo aluno”, destaca o professor Dalcimar.
O orientador avalia que “tal premiação corrobora a qualidade do trabalho feito pela UTFPR em seus diversos cursos, tanto a nível de graduação quanto na pós-graduação” e declara, também, que “esta premiação vem demonstrar a ótima qualidade do acadêmico que desenvolveu esse trabalho sem bolsa e trabalhando durante todo o período do mestrado”. Outro aspecto apontado pelo oprientador é que “o PPGEE tem condições de realizar trabalhos de alta qualidade com forte impacto nacional e internacional”, complementou.
Dentre os demais premiados no concurso, o primeiro lugar entre as dissertações, também foi para outra pesquisa da UTFPR, intitulada "Técnicas de aprendizado ativo e descritor para classificação e recuperação de imagens". O trabalho foi desenvolvido pelo pesquisador do Câmpus Cornélio Procópio, Rafael Bressan, orientado pelos professores Pedro Bugatti e Priscilla Saito.